SESSÃO SOLENE DA CÂMARA HOMENAGEIA 60 ANOS DA PETROBRAS



A Câmara Municipal de Alto do Rodrigues realizou, na noite desta terça-feira (10), no Ginásio de Esportes Ivanildo Bezerra, uma Sessão Solene em comemoração ao aniversário de 60 anos de fundação da Petrobras. 

A homenagem, proposta pela câmara municipal dos vereadores, objetivou reconhecer os relevantes serviços prestados por esta empresa de energia, reconhecida mundialmente pela excelência tecnológica, ao Brasil, ao Estado do Rio Grande do Norte e à Alto do Rodrigues, onde a Petrobras está instalada há 32 anos. 
“Homenagear a Petrobras é homenagear todo um sentimento de brasilidade, já que sua história se confunde com a história do país”, destacou a presidente da câmara, vereadora Edilandia Mulatinho, lembrando a trajetória da empresa desde o início do século 19 até os dias atuais.
Durante seu discurso, a vereadora  fez um agradecimento a todos cooperaram para que o evento fosse realizado com tal sucesso, e ressaltou a importância da  empresa em todo o Brasil e inclusive no município de Alto do Rodrigues, onde gera milhares de empregos dia a dia. 


Os demais vereadores Nixon Baracho (DEM), Zé Pedro (DEM), Renan Melo (PMDB), Pedro Eugênio (DEM), Magnos Roberto (PP), e Maria das Virgem (PMDB) também trouxeram suas homenagens aos 60 anos da Petrobras. 



Participaram da homenagem o Prefeito Abelardo Rodrigues Filho, a vice prefeita Emília Patrícia, o deputado Estadual Ricardo Motta, Gerente Geral de Geração e Produção do RN e Ceará, Luis Ferradans Mato, o gerente do ativo de produção em Alto do Rodrigues Fernando Carvalho Ribeiro, a Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Dalvanira Morais e Secretários Municipais.



                                   Prefeito Abelardo Rodrigues Filho



"Eu tive o privilégio de ser prefeito deste município, quando a Petrobras completava 30 anos em 1983 e 40 anos em 1993, em 2003 fazia 50 anos, e agora 2013 a Petrobras completa 60 anos, pra mim é uma grande honra, pois dos 60 anos da Petrobras no Brasil e 32 anos no município de Alto do Rodrigues, Abelardo 19 anos prefeito. Pra mim é uma honra". Disse o Prefeito Abelardo Rodrigues em seu discurso.



O prefeito ainda fez um breve relato de como a empresa chegou ao município. Abelardo destacou a importância dos royalties recebido da Petrobras  para o município. "Em Alto do Rodrigues o royalties é bem aplicado" destaca o prefeito.


O presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Ricardo Motta, parabenizou a câmara municipal pela brilhante iniciativa em comemorar junto a Petrobras dos 60 anos da empresa no Brasil. Ricardo frisou que quando a câmara dos deputados voltarem de recesso em 2014, também fará homenagem a Petrobras  em Natal RN.

O deputado parabenizou também toda a equipe e gerência da Petrobras pelas conquistas durante estes 60 anos desde a criação da empresa feita pelo Presidente Gertúlio Vargas em 1953. "O orgulho do Brasil é a Petrobras". finaliza o deputado.  


O Gerente Geral de Geração e Produção do RN e Ceará, Luis Ferradans Mato, agradeceu a homenagem, lembrando que a criação da empresa foi uma conquista do povo brasileiro. “Desejo e vontade do povo brasileiro se reflete na empresa, essa capacidade de desenvolvimento, superação e estruturação. A construção da Petrobras também passou por isso. A empresa vê os desafios e sabe superá-los, junto com a sociedade como um todo”. O gerente geral do ativo de produção em Alto do Rodrigues, Fernando Carvalho Ribeiro, também fez um breve relato das instalações da empresa no município. Fernando ainda trouxe boas notícias sobre novas perfurações em Alto do Rodrigues.



Em reconhecimento aos serviços prestados ao Município, a Empresa foi homenageada com a concessão de comendas, entregue aos gerentes de Geração e Produção do RN e Ceará, Luis Ferradans Mato, e demais autoridades. 
Ao término da sessão a presidente da câmara Ina Mulatinho convidou a todos os presentes á participarem de um delicioso coquetel.


História 

A Petrobras foi criada no dia 3 de outubro de 1953, quando o então presidente Getúlio Vargas assinou a Lei 2.004. O movimento de constituir uma empresa petrolífera no Brasil decorreu das manifestações populares ainda em 1946, quando a população defendia o petróleo nacional.

No Rio Grande do Norte, as atividades petrolíferas tiveram início no campo marítimo de Ubarana, em Guamaré, em 1976.

O campo de Ubarana já produzia um volume de doze mil e seiscentos barris por dia, quando foi feita a primeira descoberta de fato de petróleo em solo potiguar, aliás, totalmente por acaso. Um dia antes da inauguração do hotel Thermas, em Mossoró, foram abertas as torneiras para encher as dez piscinas no hotel. No outro dia, as piscinas estavam cheias de óleo.

Quase um mês depois, em 27 de outubro de 1979, entrou em operação o poço MO - 14, de onde saiu o primeiro carregamento de petróleo produzido na porção terrestre da Bacia Potiguar, de 27 mil litros. Até hoje, o MO -14 está em pleno funcionamento.

Em 32 anos, o Rio Grande do Norte se tornou o segundo maior produtor de Petróleo do país e o maior produtor terrestre. Durante esse período, a Petrobras investiu 21 bilhões de dólares. A produção do petróleo no estado tem promovido ao longo desse período um desenvolvimento econômico e social de dezenas de municípios. 
(LUCIANO SEIXAS)