MULHERES GANHAM AS RUAS DE ALTO DO RODRIGUES E PARTICIPAM DE CAMINHADA PREVENTIVA CONTRA O ‘CÂNCER DE MAMA’




A Prefeitura de Alto do Rodrigues, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde desta terça-feira (21), uma mobilização social preventiva contra o câncer de mama. Centenas de mulheres ganharam as principais ruas da cidade em comemoração à campanha mundial que estimula as mulheres a fazerem mamografia como medida de prevenção ao câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer mais recorrente no mundo, sendo o primeiro mais acometido no ser feminino. A marcha denominada “Marcha das Poderosas” fazem parte da campanha outubro Rosa no Município.
 




A campanha também remete-se a cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estima a participação da população.
 




Durante a marcha diversos setores com público feminino aderiram a campanha com faixas e cartazes despertando o público feminino para o dia “D” da Luta contra o Câncer de mama que acontece nesta quarta-feira (22), no Largo do Hospital Maria Rodrigues de Melo.




A marcha contou com a participação da Orquestra Filarmônica do município Rosa do Vale além da vice-prefeita Emília Patrícia e da Primeira dama Rita Martins.
  



Para chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico precoce, que eleva as chances de cura para 99% dos casos, a Secretaria de saúde convidou a todos para participar da 1ª Caminhada das Poderosas entregando panfletos rosa e o tradicional laço rosa.
 
Uma multidão vestida de camisetas rosa e branca ganhou as ruas de Alto do Rodrigues como um despertar nas mulheres do município para os cuidados que previnem a doença, a caminhada contou com acompanhamento de uma ambulância e  carro de som, e teve seu ponto de partida no Hospital Municipal Mª Rodrigues de Melo, passando pela avenida Ângelo Varela e  depois pelas Ruas José dos Santos e São João, finalizando o percurso no pátio de evento que está acontecendo no Largo do referido Hospital.




Durante o encerramento a vice prefeita Emília Patrícia parabenizou o evento e contou um pouco sobre o esforço e empenho de sua mãe na luta contra o câncer. A vice prefeita encerrou seu discurso parabenizando mais uma vez a atitude da prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde que preparou todo o evento para despertar cada vez mais as mulheres do município no combate ao câncer de mama.
 

Já a secretária de Saúde, Maria Auxiliadora aproveitou para chamar a atenção das mulheres do município a fazerem as prevenções e os auto exames sempre que puderem  para que as mesmas fiquem livres de uma possível doença futura, principalmente o câncer de mama que mais tem afetado nas mulheres do País. Dôra ainda lançou o convite para o dia “D” da campanha contra o câncer de mama que acontece nesta quarta-feira em Alto do Rodrigues.

Ainda de acordo com a secretária no dia “D” haverá atendimentos com todos os médicos do município inclusive Mastologista, Ginecologista, Clinico Geral entre outros. Durante o evento também Haverá entrega de preventivos.
 
A secretária de Saúde agradeceu o apoio recebido de todos os órgãos e departamentos públicos do município que cooperaram com o evento, agradeceu também ao amigo Cizinho que cedeu o carro de som, aos Blogueiros do Município que fizeram a cobertura do evento, a Orquestra Filarmônica Rosa do Vale, as Escolas Municipais, as Agentes de Saúde, as igrejas evangélicas e católica  e em especial ao público que se envolveu diretamente no evento durante a caminhada que foi um sucesso.

Veja outras imagens, e no final da matéria segue um link com todas as fotos:



 
 
 
 
 
                                                Fotos:Sueldo Cabral e Blog Luciano Seixas
 Confira todas as fotos AQUI