PREFEITURA DE ALTO DO RODRIGUES REALIZA A 4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE

 
A Prefeitura de Alto do Rodrigues, por meio da Secretaria de Municipal de Saúde, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, realiza nesta quarta-feira (01) a IV Conferência Municipal  de Saúde, abordando o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo Brasileiro”. A secretária de saúde Maria Auxiliadora fez a abertura oficial do evento, que aconteceu no Ginásio de Esportes Ivanildo Bezerra.
 
O prefeito Abelardo Rodrigues em seu pronunciamento declarou aberta a 4ª Conferência e destacou a importância do tema e dizendo que mesmo diante de todas as dificuldades estamos fazendo o melhor para Alto do Rodrigues. O prefeito se referiu a saúde no município.
A secretária de Saúde Maria Auxiliadora por sua vez fez um breve relato do avanço da saúde no município e falou das pré conferência que foram realizadas em Alto do Rodrigues e nos distritos de Barrocas e Sítio São José. 

  
As conferências municipais de saúde acontecem a cada dois anos com a finalidade de discutir ideias e propostas para serem desenvolvidas no sistema público de saúde. A partir dela, serão definidas as diretrizes a serem executadas na rede municipal.

Entre os presentes estavam profissionais da área de saúde de Alto do Rodrigues e outros municípios da região, representantes da sociedade civil e diversas pessoas da população em geral, usuários dos serviços de saúde. Entre as autoridades compareceram a vice-prefeita Emília Patrícia, o presidente da câmara Nixon Baracho, os vereadores Pedro Eugenio, Zé de Zeca, Ina Mulatinho, Magnos Medeiros, Maria de Anália, Alex Batista representante da 8ª Região de Saúde, Solange Costa Conferencista, Salete Presidente do Conselho Municipal de saúde, Dalvanira Lemos Presidente do Sindicato de Servidores Públicos, Maria de Fátima representando o Conselho Municipal de saúde e secretários municipais e representantes de instituições de saúde.

Os participantes da mesa trouxeram suas palavras durante a conferência, entre eles o Presidente do Legislativo Nixon Baracho, a Secretária de Educação Irani Cunha, a Presidente do SINDISERPAR Dalvanira Morais e a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Salete.

A equipe de profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), apresentaram suas ações realizadas junto as famílias altorodriguenses.
 
Durante o cerimonial o grupo da melhor idade apresentou a dança do pastoril, resgatando as culturas das décadas de 1960 no município.

A conferência ainda teve outras apresentações referente as ações dos profissionais que atende nos PSF do município.

O evento prossegue até ás 16h no Ginásio de Esportes Ivanildo Bezerra.

A 4º Conferência Municipal de Saúde visa conferir as ações do município, principalmente quanto à implantação das resoluções da Conferência anterior. É uma avaliação da efetividade das propostas e da evolução do acesso com qualidade à Saúde. As proposituras serão classificadas e incluídas no Plano de Saúde do município.