SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE PROGRAMA DE RÁDIO E DESMENTE ACUSAÇÕES LEVIANAS



  Entrevistada do programa "Conversando com o seu prefeito" , na  FM local, a secretária municipal de Educação, Irani Cunha, falou sobre as ações da gestão municipal executadas durante o ano de 2015, e esclareceu com riquezas de detalhes o que realmente fez o governo municipal requisitar da Secretaria Estadual de Educação os profissionais que foram cedidos de forma provisória para prestar serviço na rede estadual de ensino, desmentindo acusações levianas feitas em programa político da própria emissora, de que o prefeito Abelardo Rodrigues teria solicitado os servidores por mera questão política.

Segundo a secretária, como o município tinha uma meta a cumprir, necessitava de complementar a equipe que não contava com um número suficiente de profissionais. "Nós temos que oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas, e atender a pelo menos 25% dos alunos. Pra gente vencer essa meta, precisávamos de mais professores", justificou.

Ainda conforme a secretária, o governo do estado não foi pego de surpresa, uma vez que a secretaria municipal tratou de comunicar sobre a necessidade do retorno dos educadores e estabeleceu um prazo para que o Estado devolvesse os servidores ao município. "Com um ano de antecedência, agente avisou ao secretário de estado, o professor Chagas, que a nossa parceria com esses professores iria acabar no ano de 2016 porque a gente iria precisar desses professores para cumprir a meta 6, que é a escola de tempo integral", explicou.

Com relação a esse assunto, Irani lembrou do recente concurso público que foi realizado pelo governo do estado para o preenchimento de vagas para o cargo de professor e esclareceu que o ensino médio é de responsabilidade do Estado, ficando com o município apenas o ensino infantil e fundamental.

Em sua participação no semanário, Irani prestou conta das ações que foram realizada em 2015 e, entre outras coisas, destacou a aprovação de 23 alunos da rede municipal de ensino no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) que irão cursar este ano, falou que foi disponibilizado pela gestão municipal mais um ônibus para transportar os universitários que estudam em Mossoró e ainda sobre uma bolsa de meio salário mínimo é distribuída todo mês para auxiliar nas despesas dos jovens do município que cursam nível superior e que moram fora da cidade.

Panorama do Alto