ALTO DO RODRIGUES, 54 ANOS DE HISTÓRIAS BEM VIVIDAS!




Os primeiros habitantes do território atualmente denominado 'Alto do Rodrigues' foram os índios. Por ocasião da chegada dos colonizadores, eram os índios da nação dos tariarius, dentre os quais destacamos o grupo dos janduís, que habitavam a ribeira do rio Açu, desde as proximidades do Seridó até as imediações do atual município de Pendências.
Os índios praticavam a caça, a pesca nas lagoas, a coleta de frutos e de mel, e a agricultura de milho e mandioca (na qual utilizavam o método da queimada para preparar o solo).
A chegada de colonos luso-brasileiros à ribeira do rio Açu só foi possível depois da conquista da Capitania do Rio Grande, promovida pela expedição de Manuel de Mascarenhas Homem no final do Século XVI. Os colonos chegaram conduzindo seus rebanhos através das margens e dos leitos dos rios e fundaram fazendas e pequenas povoações.

O TOPÔMIO DO MUNICIPIO DE PENDÊNCIAS AO QUAL O MUNICIPIO DE ALTO DO RODRIGUES FAZIA PARTE
 Passando imediatamente ao sítio em que mais ferozes se tornaram as lutas entre colonizadores e indígenas, conforme documento do tempo:.
“Senhor Capitão Mór e Governador. Dix o
Capitão Francisco da Costa Teixeira que para
Bem de sua justiça lhe é necessário o translado de
Uma data do sitio Curralinho da Praia da Ribeira
Do Açu que pega da Lagoa chamada as Pendências
Para baixo, cuja data tirou o defunto
Meu Pai o Sargento Mór José de Morais Navarro.
Pede a vossa Mercê seja servido mandar-lhe
Dar o translado da dita data. E Receberá Mercê “(3);”

Esse documento é de 1712, mostrando, portanto a ancianidade do topônimo em questão plenamente atual nos dias de hoje, daí porque se torna imperiosa a sua manutenção.
A localização do topônimo ao lado direito do rio Açu, despertou desde logo a atenção do bandeirante José de Morais Navarro, Sargento Mór de um dos Terços dos Paulistas que o reergueu ao Capitão-Mor e Governador da Capitania, Mór José de Morais Navarro em paga dos relevantes serviços prestados a El - Rei nas guerras travadas contra os índios do Açu, quinze anos antes do documento referido.

Entretanto, logo começaram os choques com os primeiros habitantes da região, que encontravam o gado pastando em suas áreas de caça e achavam-se no direito de abater aqueles animais. Os colonos, em represália, faziam investidas contra as povoações indígenas, assassinando seus moradores.
A área do atua município de Alto do Rodrigues já fez parte do município de Macau, quando este conquistou sua autonomia em 1848, e do município de Pendências, quando esta localidade tornou-se cidade em 1953.


CONTINUANDO A HISTÓRIA.

O município de Alto do Rodrigues, teve sua origem numa fazenda de gado pertencentes ao Capitão Rodrigues Ferreira, Chefe Político que exercia a sua influência em Macau, nos fins do século XIX.
Em torno da fazenda foram-se aglomerando lavradores, que plantavam algodão, colhiam cera de carnaúba e exploravam culturas de subsistência. A localidade teve um lento desenvolvimento, e, somente a partir de 1942, com a construção da Escola, é que passou a ser considerada povoado do município de Pendências.

O topônimo deve-se ao fato da casa grande, da fazenda do Capitão Rodrigues, situar-se numa elevação do terreno, à margem direita do Rio Açu, que os moradores passaram a chamar o Alto Rodrigues.

De toda forma, Joaquim Rodrigues Ferreira (1827-1904), que nasceu na fazenda Boa Vista (hoje, uma localidade do município de Pendências), comprou um terreno na margem direita do rio Açu e, numa parte elevada, construiu um casarão em estilo bastante rústico. Fazendo, comerciante e político, eram uma pessoa rica e influente na região, motivo pelo qual as pessoas passaram a se referir ao lugar onde estava sua casa como 'Alto do Rodrigues' (ou, mais extensamente, Alto do Coronel Joaquim Rodrigues).

ASSIM ESCREVE GETULIO MOURA EM SEU LIVRO:


Desde as primeiras décadas do século 19, já havia uma pequena fazenda agrícola no local onde se desenvolveu a cidade do Alto do Rodrigues. Em meados daquele século, ela foi adquirida pelo então capitão Joaquim Rodrigues Ferreira. Ele construiu uma ampla casa numa área onde existia uma elevação natural do terreno. Aos poucos o local foi identificado como Alto do Rodrigues, fazendo referência ao ilustre dono do lugar, político de Macau e filho de um dos fundadores daquela cidade. Em 1880, a casa grande de Joaquim Rodrigues ainda em a única edificação do lugar. Depois surgiram pequenas casas de taipa, esparsas. que abrigavam os trabalhadores da lavoura do algodão e vaqueiros daquela fazenda. Mais famílias de localidades vizinhas passaram a morar ali, se refugiando das cheias do rio Açu.

HISTÓRIA DE SUA EMANCIPAÇÃO NOS BASTIDORES DA POLÍTICA.

Pesquisa feita pelo professor Neto Barbosa em 1990, com diversos políticos influentes da época, entre os 06(seis) 04(quatro) confirmaram a história de como se deu a emancipação política do Município de Alto do Rodrigues, nos bastidores, que passo a narrar:
Muito município do nosso estado teve sua emancipação política, de forma de colonização, lutas, invasões etc. 

 Diferente do Município de Alto do Rodrigues-RN, que foi de forma de um acordo político entre pessoas influentes dos dois municípios Pendências/Alto do Rodrigues, todos querendo juntar o útil ao agradável como veremos a seguir:
As forças políticas dos municípios de Pendências de onde o atual município de Alto do Rodrigues pertencia se uniram com dois objetivos:

1º Eleger o Sr. Gerôncio Queiroz Deputado Estadual onde o mesmo faz parte de uma família tradicional do município de Pendências.
2º Emancipar o distrito de Alto do Rodrigues da cidade sede, para passar a ser Município.

Daí veio os acordos, o Candidato a Deputado na época Gerôncio Queiroz só com os votos da sede(Pendências) não conseguiria se eleger e procurou juntamente com Chico Queiroz, os senhores Álvaro Rodrigues e João Tereza, Chico Elizeu, dentre outros; para fazerem um acordo que mudaria completamente o quadro politico, geográfico e econômico do município sede.
O acordo foi o seguinte: O Sr. Chico Queiroz e os outros fizeram uma proposta a ao Sr. Álvaro Rodrigues e aos outros, que se seu filho conseguisse 50% dos votos do distrito de Alto do Rodrigues lhes daria a emancipação, e foi aceito por eles, no final da eleição deram não só 50% e sim 70%, e foi cumprido o acordo que foi feito apenas de boca. A palavra valia muito naquela época, e no ano seguinte no mês de março, o distrito passou e se chamar município de Alto do Rodrigues.

Criado pela Lei nº 2.859, de 28 de março de 1963, desmembrado do de Pendências. Foi instalado em 14 de abril de 1963, que teve como primeiro prefeito o senhor Luiz Moreira da Silva, nomeado pelo então governador Aluísio Alves, que administrou o novo município até 31 de janeiro de 1964, quando passou o cargo para o senhor JOÃO FERNANDES DE MEDEIROS, primeiro prefeito constitucional de Alto do Rodrigues, eleito no pleito eleitoral realizado a primeiro de dezembro de 1963. 

Nesse ano, o município de Alto do Rodrigues tinha 5.300 habitantes; 160 residências de tijolo e telha, na sede; 330 propriedades rurais e 14 fazendas, distribuídas nos povoados de Tabuleiro Alto, São José (ex-Buraco d'Água), Estreito, Ponciana, Tabatinga, Barrocas, Canafístula, Alto Alegre, Boca da Várzea, Canto do Roçado, Gangorra, Listrada, Mestre Severino e Lagoa de Pedra.

ASPECTOS GEOGRÁFICOS E GEOLÓGICOS

O município de Alto do Rodrigues tem uma extensão territorial de 207,4 km²; tem seus limites ao norte com Pendências, ao sul e a leste com Afonso Bezerra e a oeste com o rio Açu e Carnaubais. Está localizado no paralelo 05°17''8'' de latitude sul e meridiano 26°45'45'' de longitude oeste. Sua altitude é 13 metros acima do nível do mar, na mesorregião Oeste Potiguar, microrregião Vale do Açu; Está a 246 quilômetros da capital do Estado.


A formação geológica de Alto do Rodrigues é da idade cretácea, constituída de calcário e dolomito, intercalações de folhelhos, argilitos e siltitos. A produção de petróleo, desde 1981, tornou-se a principal fonte de riqueza do município. (http://www.catingalsaga.com)


PARABÉNS ALTO DO RODRIGUES