PREFEITO ABELARDO RODRIGUES RECEBE CAMINHÃO-CAÇAMBA DO PAC 2


Prefeito Abelardo com  a vice-prefeito ao lado do caminhão-caçamba que servirá ao município
 o prefeito Abelardo Rodrigues, recebeu um caminhão-caçamba do Programa de Aceleração do Crescimento 2, fruto da parceria do governo do estadual com o governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 

O Governo Federal vai investir R$ 12 milhões na ação. Após essa entrega, serão totalizados 494 equipamentos já doados no estado. A expectativa é que, até 2014, cerca de 650 mil pessoas que vivem no campo sejam beneficiadas.

O delegado federal do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa Sobrinho, afirma que 160 dos 167 municípios do estado estão em situação de emergência pela falta de chuva, que não cai há dois anos. “Os últimos dois anos foram extremamente secos. Caiu chuva em algumas regiões, mas não o suficiente para amenizar a situação”, lamenta. Considerando o número total de municípios, o Rio Grande do Norte se destaca por apresentar 88,02% de seus municípios inseridos na região semiárida.

Para o prefeito Abelardo Rodrigues a chegada da máquina irá ajudar na recuperação de barreiras e pequenos açudes, além de contribuir para melhorar os acessos às estradas vicinais.

Agricultura no estado
De acordo com o último Censo Agropecuário do MDA, o número de estabelecimentos localizados no campo chega a 86% no Rio Grande do Norte.  A produção de arroz por agricultores familiares representa 90% da produção, seguido do feijão (86%) e da soja (85%).

Agricultura no município
De acordo com informações do secretário municipal de agricultura Francisco Paiva (Bão), o caminhão-caçamba do PAC 2, também irá beneficiar aproximadamente 600 agricultores no município.