CARNAVAL DE OLINDA CELEBRA 111 ANOS DO FREVO E HOMENAGEIA MAESTROS


Maior símbolo do carnaval de Pernambuco, o frevo completa 111 anos de criação nesta sexta-feira (9). Em Olinda, a data de aniversário do ritmo genuinamente pernambucano é celebrada no Polo Tito Lívio, na Praça do Carmo, a partir das 18h. Uma série de homenagens aos maestros e orquestras que fizeram história no estado.
A programação começa com shows da orquestra Vila Lobos, seguida pela Orquestra de Frevo Henrique Dias e, por fim, do maestro Ozéias. Os professores de frevo Wagner, Carlinhos, Walquíria, Beto, Vera, Mateus Ramos, Adriana do Frevo, Daniel e Alexandre Spain também serão homenageados na noite.

Aniversário do frevo

A data escolhida com o aniversário do frevo coincide com o primeiro registro da palavra que nomeia o ritmo, no Jornal Pequeno, em 9 de fevereiro de 1907, como versão popular da palavra "ferver". Em 2007, ao completar 100 anos, ele foi alçado a Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Abertura oficial

Olinda declarou oficialmente aberto o carnaval 2018 com uma queima de fogos de artifício por volta das 22h da quinta-feira (8). Pela primeira vez, a festa foi realizada na Praça do Carmo e a chuva não desanimou os foliões, que frevaram ao som de artistas como Rogério Rangel, Didi e Alceu Valença, a atração principal da noite.