ESSAS RECEITAS VÃO CURAR SUA RESSACA E LHE DEIXAR PRONTO PARA O ÚLTIMO DIA DE CARNAVAL


Fadiga, inchaço e ressaca são sensações comuns depois de passar quatro dias pulando Carnaval. Quando a festa acaba, é hora de cuidar do corpo e da saúde. E os sucos detox são ótimas opções para amenizar os prejuízos causados pela folia. “Conhecidos pelo seu poder energizante, esses sucos ajudam a eliminar toxinas, gorduras e outras substâncias adquiridas com a má alimentação”, explica Sulanne Carvalho Oliveira, nutricionista consultora da farmácia online Netfarma.
Benefícios dos sucos detox
Além de aumentarem a disposição, os sucos desintoxicantes deixam a pele hidratada, aprimoram a memória, o sistema imunológico, melhoram o sono e ajudam no controle de peso. Alguns também são indicados para acelerar o trânsito intestinal e tonificar pulmões, rins e fígado. “Com os excessos, o fígado tem dificuldade para metabolizar as toxinas, o que gera inchaço, dor de cabeça, ressaca, dificuldades para o controle de peso, desnutrição e outros sintomas”, diz.
Para combater os três problemas mais comuns após o Carnaval, a nutricionista ensina três receitas detox. Ela ressalta que os sucos devem ser consumidos imediatamente após o preparo. “É importante não guardar e deixar para consumir depois, pois o líquido pode perder suas propriedades nutritivas”.
Receita de Suco Antiressaca
Thinkstock
Ingredientes
1 copo (250ml) de água de coco
2 fatias de abacaxi
4 folhas de hortelã
1 “moeda” de gengibre
3 pedras de gelo
Modo de fazer
Bater tudo no liquidificador e tomar de imediato.
“O abacaxi contém vitamina C, que melhora o sistema imunológico e deixa o corpo mais resistente. A hortelã alivia o mal-estar, pois tem função anestésica. A água de coco hidrata e ajuda na eliminação de resíduos. O gengibre é um potente anti-inflamatório que ameniza problemas estomacais como enjoo e náuseas”, explica.
Receita de Suco energético
Thinkstock
Ingredientes
1 banana-prata média
1 colher de sopa rasa de aveia
3 tâmaras sem caroço
300ml de água
3 pedras de gelo
Modo de fazer
Bater todos os ingredientes e salpicar canela.
“A banana contem sacarose, frutose e glicose, açúcares naturais que combinados com fibra (aveia) dá uma rápida e substancial elevação de energia. Tâmara é um alimento altamente energético e nutritivo, rico em fibra e contém uma fonte importante de minerais, especialmente potássio”, diz.
Receita de Suco Anti-inchaço
Thinkstock
Ingredientes
1 fatia de melancia (250g)
3 talos de salsão (talos e folhas)
3 pedras de gelo
Modo de fazer
Bater no liquidificador e consumir em seguida. Não precisa coar.
“A alta porcentagem de água presente na melancia, cerca de 90%, estimula os rins a trabalharem melhor e ajuda a prevenir e a combater a retenção de líquidos. O salsão é diurético e melhora o sistema imunológico”, afirma.