CASA DA CULTURA DE JOÃO CÂMARA RECEBERÁ MEMORIAL ITINERANTE WILMA DE FARIA



João Câmara vai sediar a 6 edição do Memorial Itinerante Wilma de Faria nos dias 18, 19 e 20 de abril na Casa de Cultura Popular Gumercindo Saraiva, na praça Monsenhor Freitas. No dia da abertura o memorial funcionará excepcionalmente a partir das 19h, nos demais dias da 8h às 17.
A exposição já passou pelas cidades de Caicó, São Paulo do Potengi, Macaíba, Pau dos Ferros e Macau.
A iniciativa reconta a história da vida pública, e de forma delicada e intimista, traz um olhar próximo da vida pessoal de Wilma de Faria. Entre fotos, textos, comendas, placas, roupas e outros artigos pessoais, a caminhada é narrada desde a juventude até a elevação à chefia do Executivo Norte-Riograndense, como a primeira mulher a ocupar o posto na história do RN.
Wilma de Faria nasceu em Mossoró. Foi graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN), instituição da qual também foi professora.
Trajetória
A trajetória política foi marcada pelo pioneirismo e pela ousadia. Em 1986 foi eleita a primeira deputada federal do RN, cuja atuação recebeu nota 10 do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).
Integrou o “lobby do batom”, uma luta pelos direitos das mulheres, durante o debate da Constituição Cidadã de 1988. Em 1988 tornou-se a primeira prefeita eleita de Natal, cidade que administraria por mais dois mandatos: 1996 e 2000.
Em 2002, foi eleita a primeira mulher a governar o RN e se reelegeu em 2006. Em 2012, foi eleita vice-prefeita de Natal. Presidiu o Partido Socialista Brasileiro (PSB) por 20 anos. Em 2016, assumiu a presidência do Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) e se elegeu vereadora de Natal. Faleceu em 15 de junho do ano passado, em Natal, aos 72 anos.