PREFEITURA DE GUAMARÉ ENTREGA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES MAIS MODERNA DO ESTADO


Com a inauguração e funcionamento da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) no município de Guamaré, a cidade torna-se referência no estado do Rio Grande do Norte em relação ao tratamento de esgotos. O sistema entrou em operação nesta segunda-feira (7), no conjunto Vila Maria, dentro das comemorações dos 56 anos de emancipação política do município, custou pouco mais de R$ 4 milhões, tem uma eficiência de até 95% de remoção da matéria orgânica presente nos esgotos, reduz o nitrogênio amoniacal, melhorando o meio aquático e elimina todos os possíveis microrganismos causadores de doenças.
“Posso garantir que nem a capital do estado tem uma ETE neste nível de operação”, enfatiza o prefeito de Guamaré, Hélio Willamy, ressaltando que esse é um sistema moderno de tratamento de esgoto, com reuso da água para atividades jardinagem e outros fins, no próprio município. Para Hélio Willamy, a ETE representa um grande avanço e o resgate de uma dívida histórica, na área ambiental e de saúde pública.
Para Walter Alves, a ETE de Guamaré reflete o cuidado que a prefeitura tem com a cidade e com as pessoas. “É uma obra de uma magnitude enorme e que será lembrada também pelas futuras gerações”, disse o deputado federal.
Hermano Morais reforçou a importância da obra: “Guamaré comemora hoje 56 anos de sua emancipação eliminando um problema ambiental e isso é resultado do planejamento de uma gestão responsável e também comprometida com o meio ambiente”.