USINA DO LEITE DE ALTO DO RODRIGUES FOI INAUGURADA NA MANHÃ DESTE DOMINGO


Um sonho antigo que finalmente se transformou em realidades e, a partir de agora, passa a existir de fato e de direito, já com data agendada para o seu primeiro lote de produção.


Dom Matias Patrício de Macêdo, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Natal.
A inauguração do empreendimento ocorreu na manhã deste domingo (13), na sede operacional da usina, localizada na comunidade rural de Tabatinga.


Prefeito Abelardo e o pres. da Cooperativa Geraldo Magela descerram placa de inauguração.


Autoridades do município e das regiões do Vale do Açu, Costa Branca e Central, estiveram presentes a solenidade inaugural, entre elas o prefeito Abelardo Rodrigues, vice-prefeita Emília Patrícia, o presidente da Cooperativa Agrofamiliar de Desenvolvimento Sustentável do Vale (Codesvale), ex-prefeito Geraldo Magela, secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Francisco Paiva, os secretários de Agricultura de Porto do Mangue, Francisco Flávio, e Janúncia Olegário (Pendências), o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, além de representantes do poder legislativo municipal, através dos vereadores Zé de Zeca, Zé Pedro, Batista de Zé de Cícero, Pedro Eugênio e André Magela.


Em sua fala, o prefeito Abelardo Rodrigues, externou a satisfação em ver o projeto pronto para iniciar a produção e, em seguida destacou que o empreendimento “veio em boa hora”, uma vez que, antes, uma considerável parcela dos trabalhadores, contavam com a Petrobras como principal fonte de geração de emprego e renda, realidade que ao passar do tempo, vem se desfazendo no município e região do Vale.


   Prefeito Abelardo Rodrigues congratulou-se com os cooperados da Coodesvale.


Ainda se referindo a grave crise nacional e, por consequência, o desemprego que assola o município, o prefeito Abelardo Rodrigues, informou que a Petrobras anunciou que pretende perfurar 45 poços na região, o que representa muito pouco para a economia de Alto do Rodrigues, haja vista que, com o passar dos anos, a produção de petróleo caiu significativamente, mesmo com a injeção de vapor, com a chegada da termoelétrica, que na época, foi instalada no município, graças aos esforços e insistência de sua gestão, junto ao então governador Garibaldi Alves. “Compramos o terreno e doamos a termo-açu, e hoje, é quem está “salvando” a Petrobras”, enfatizou.

Concluindo o seu pronunciamento, o chefe do executivo alto-rodriguense, se mostrou confiante na vitória da cooperativa e, se colocou a disposição, na condição de gestor municipal, para contribuir naquilo que for necessário para o sucesso da usina.


Segundo o gerente administrativo da Coodesvale, Grimalde Costa, a princípio foram gerados 8 empregos diretos, sem falar os que serão gerados com a formação da cadeia produtiva. Ainda de acordo com o gerente, a Coodesvale conta atualmente com 20 produtores cadastrados, que a partir da próxima terça-feira (15), estarão entregando o leite na usina para dá início a produção de queijo de coalho e ricota, produção que segundo ele, será escoada no comércio mossoroense e, no futuro próximo, em toda a região Oeste e Vale do Açu.


                                         Presidente da Coodesvale Geraldo Magela


        Arcebispo Dom Matias ao lado de Grimalde Costa e do prefeito Abelardo



CESSÃO DE USO

Para o funcionamento da cooperativa, o prefeito assinou em janeiro do ano passado, um termo de cessão de uso da Usina de Leite do município, juntamente com o ex-prefeito e atual presidente da Coodesvale, Geraldo Magela.

A ideia foi incentivar a produção e movimentar a economia local com a comercialização, facilitando o escoamento do leite produzido, principalmente no município e na região do Vale do Açu.