COZINHEIRA POTIGUAR ENSINA A FAZER MUNGUNZÁ PARA AS FESTAS JUNINAS




Nas festividades juninas, o Nordeste de enche de cores para exaltar a cultura da região, em seus nove estados. Nesse período, a gastronomia também se fortalece, e os pratos tradicionais passam a ser mais frequentes nas mesas dos nordestinos.
O mungunzá é um deles. Na cidade de Baraúna, região Oeste potiguar, a cozinheira Fátima Barboza prepara a receita todos os anos e, desta vez, resolveu ensinar à equipe da Inter TV Costa Branca como se faz.
Para preparar o mungunzá, de acordo com a receita de Fátima, é preciso milho; meio litro de leite de gado; 200 ml de leite de coco; 200g de creme de leite; 400g de leite condensado; 100 gramas de coco ralado; meia xícara de açúcar; cravo a gosto; uma pitada de sal; canela em pó a gosto; canela em pau; paçoca de amendoim e raspas de rapadura.
A cozinheira explica que o primeiro passo é cozinhar o milho por cerca de 50 minutos, até que ele fique cremoso, no ponto para o preparo. Já no fogo, Fátima acrescenta uma pitada de sal, leite condensado e creme de leite. Os outros ingredientes são colocados junto com o milho, antes.
Pra servir, e é só acrescentar a canela, a paçoquinha e as raspas de rapadura. Depois disso está pronto, é só saborear.