DEM VAI PRIORIZAR PSDB EM ALIANÇA CASO ABRA MÃO DE CANDIDATURA DE MAIA



O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), reconheceu nesta segunda-feira que, caso o DEM não oficialize sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto, o PSDB terá prioridade nas conversas para uma eventual aliança. O parlamentar, no entanto, não descartou a possibilidade de uma coligação com o ex-deputado Ciro Gomes (PDT).
Nos bastidores, especula-se a hipótese de aproximação entre o DEM e o pedetista. Uma ala do partido entende que Ciro teria mais chance de subir a rampa do Planalto a partir de 2019 do que o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB).
"Temos uma relação histórica com o PSDB. É natural para o DEM, caso a nossa decisão seja não ter candidato, uma conversa com o PSDB", disse Maia, acrescentando que aliança com os tucanos seria mais provável pela proximidade entre os dois partidos ao longo dos últimos anos.
Maia disse que conversa com o ex-governador Geraldo Alckmin, cotado para a corrida presidencial pelo PSDB, toda a semana. O presidente da Câmara afirmou que o tucano foi um "grande governador" e seria um " bom presidente do Brasil". Apesar do afago, Maia deixou em seguida a porta aberta para Ciro. "Mas não é so questão de ser um bom presidente. É a capacidade de aglutinar o maior número possível de forças políticas para vencer as eleições", frisou ao declarar ainda que o pedetista também tem condições de ser um bom presidente da República.
Maia ressaltou que, apesar de sua boa relação com Ciro, ainda não tratou do assunto com o ex-deputado. "Ciro nos apoiou em 2012 no Rio. Temos gratidão por isso". Uma conversa sobre a eleição presidencial com potenciais aliados, segundo o presidente da Câmara, só deve ocorrer a partir de 15 de julho, após a convenção nacional do DEM.
"Precisamos construir um projeto que seja liderado pelo DEM ou outro partido que tenha chance de vitória para que a nossa agenda continue a ser a prioridade do Brasil", declarou ao apontar para a crise financeira e a dificuldade do governo federal e dos Estados em atender as atuais demandas da sociedade.
Maia ainda minimizou as declarações no passado do pedetista contra integrantes do DEM. "Ciro tem um estilo bateu, levou, que gera nele essa rejeição dentro da política. Mas acho que, pela idade dele e pelo momento que vive, vai ter capacidade para reconstruir as pontes que ele destruiu nos últimos anos".
Na eleição para governador de São Paulo, o parlamentar disse que aposta numa aliança com o ex-prefeito João Doria (PSDB). Apontou, contudo, que não terá qualquer interferência na decisão do diretório paulista. "A realidade local, muitas vezes, é diferente da realidade nacional", afirmou.