CHEFE DA EQUIPE DE RESGATE CONFIRMA SAÍDA DE 4 MENINOS DE CAVERNA NA TAILÂNDIA



Quatro meninos foram resgatados da caverna na Tailândia após 15 dias presos, segundo Narongsak Osatanakorn, ex-governador da província de Chiang Rai, que está dirigindo a operação.
A agência Reuters, citando uma autoridade local que faz parte da equipe de salvamento, chegou a falar em seis garotos resgatados, mas isso não foi confirmado pelas autoridades locais. As identidades dos meninos não foram divulgadas.
Narongsak também informou que os jovens foram retirados com máscaras de oxigênio e levados ao hospital em segurança. Segundo ele, ma nova operação de resgate deve acontecer apenas depois de dez horas de preparação dos socorristas, o que ocorreria por volta das 21h (horário de Brasília). Esse tempo pode ser extendido. A principal tarefa é repor os tanques de oxigênio.
AMBULÂNCIA DEIXA BASE DE RESGATE DE MENINOS PRESOS EM CAVERNA

Algumas áreas tiveram os níveis de água esvaziados e aliviaram a caminhada dos meninos. Houve relatos contraditórios com relação à ordem de saída dos meninos. Segundo a BBC, as famílias estão aguardando notícias no hospital.
Nove pessoas ainda estão na caverna e o nível de oxigênio é o principal problema para elas. A previsão de mais chuvas na região pode ser outro complicador na retomada das operações.
Doze garotos, entre as idades de 11 e 16 anos, e seu treinador, de 25 anos, estavam havia 15 dias em uma caverna na região norte do país.
As equipes de resgate entraram na caverna às 10h deste domingo (8) no horário da Tailândia (0h no Brasil). Segundo o site do jornal "The Guardian", 13 mergulhadores estrangeiros e cinco da Marinha tailandesa estavam envolvidos na missão. Todos saíram do resgate em segurança.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tuitou em sua conta oficial que o governo norte-americano está ajudando a Tailândia a tirar as crianças da caverna: "Muito corajosas e talentosas pessoas", disse, sem mencionar nomes.