OS 50 CARROS MAIS VENDIDOS NO ANO (ATÉ AGORA)



Desde o início do ano, 958 mil carros novos chegaram às ruas do país. De acordo com levantamento feito pela Fenabrave (Federação Nacional de Veículos Automotores), as vendas subiram 18% no acumulado do ano. Já em relação ao mesmo mês do ano passado, foram vendidos 1,54% a mais de veículos novos.
montadora GM mantém a dianteira do mercado no primeiro semestre do ano, com participação de 17,7%. Em segundo lugar está a Volkswagen, com 14,2% de participação.
Os hatch pequenos Onix, da GM, HB20 da Hyundai e o Polo, da Volkswagen, estão no topo do ranking dos carros mais vendidos nos seis primeiros meses do ano. Os hatch pequenos correspondem a 29,34% das vendas totais. Em seguida, estão dois carros de entrada: o Ka, da Ford e o Gol, da Volkswagen.
Ainda que esses carros populares sejam os mais vendidos, os que viram suas vendas aumentarem com maior intensidade no período estão em outra categoria.
O Tracker, da GM, viu as vendas quase triplicarem e foram emplacados 114,56% mais veículos Captur, da Renault, em relação ao mesmo período do ano passado. Ambos são SUVs, categoria que representa 23,4% de todos os carros novos emplacados, segundo levantamento da Fenabrave.
Em maio, as montadoras precisaram paralisar suas fábricas por conta da greve dos caminhoneiros, que levou ao desabastecimento de peças. A greve interrompeu 18 meses seguidos de crescimento na montagem de veículos. Já em junho as empresas convocaram jornadas extras de produção para recuperar o tempo perdido.
Veja abaixo os 50 carros mais vendidos no acumulado do ano e no mês de junho.
Carros mais vendidos no acumulado do ano