URNAS ELETRÔNICAS ESTARÃO PRONTAS PARA VOTAÇÃO NO DIA 28



As 8.043 urnas eletrônicas que serão usadas durante as eleições no Rio Grande do Norte deverão estar prontas para uso no dia 28 de setembro. Essa é a data prevista para que seja concluído o carregamento dos dados dos equipamentos, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). O trabalho começou pelas urnas de Natal, nesta quinta-feira (19). Ao todo, são 1.465 dispositivos de votação. As máquinas estão sendo carregadas no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje) e devem ficar prontas nesta sexta (21).

A partir da próxima terça-feira (25), começam a receber os dados as urnas da Região Metropolitana e demais cidades do interior. Do total de urnas, o TRE-RN prevê que serão usadas 7.389 para a votação e 67 vãos ser disponibilizadas para o recebimento de justificativas.

Outras 587 vão ficar reservadas para serem usadas caso seja necessário substituir algum equipamento. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RN, Marcos Maia, após o carregamento dos dados há um teste final. “Três dias antes das eleições nós realizamos um teste de integridade para verificar se todas informações estão corretas com o objetivo de diminuir o impacto de problemas que venham a acontecer no dia ou na véspera do pleito”, explicou.

O Jornal do Dia esteve nesta quinta-feira no TRE-RN para trazer mais detalhes sobre o assunto. O jornalista Alex Costa, da TV Ponta negra, emissora do Sistema Opinião, mostrou como se dá o processo de carregamento de dados nos equipamentos e o que é feito após isso.