NA DISPUTA PELA VAGA DE SENADOR NO RN, O PT ABANDONA ZENAIDE MAIA E AJUDA GERALDO E GARIBALDI NA RETA FINAL



Na disputa pelas duas vagas de Senador no RN, a candidata do PT Fátima Bezerra vem adotando no horário gratuito uma posição unilateral, ao indicar enfaticamente apenas o nome do médico Alexandre Motta, do seu partido.
Na propaganda de rádio e TV, Fátima desconhece a deputada Zenaide Maia, sua aliada de primeira hora.

Poderia indicar os dois: Alexandre e Zenaide. Porém, não o faz.

Como se não bastasse, o presidenciável Fernando Haddad apresenta-se na TV ao lado de Alexandre Mota, seu companheiro de Partido e esquece também a deputada Zenaide Maia.
As atitudes políticas de Fátima Bezerra, em relação a deputada Zenaide Maia, confirmam a opinião de Ciro Gomes de que o "O PT tem a natureza do escorpião, só sabe apoiar a si próprio. Quando a gente ajuda (o PT), é o melhor herói do mundo".

Embora o candidato do PT ao senado no RN seja um profissional respeitável, falta-lhe capilaridade eleitoral para beneficiar-se dos "padrinhos" Fátima e Haddad. Dificilmente ele agregará os votos necessários para ser um dos eleitos para o senado.

Ao contrário, caso a deputada Zenaide Maia tivesse tratamento idêntico, de Fátima e Haddad, certamente avançaria, pois o seu nome é muito mais enraizado na política estadual, até pelo mandato que exerce.

No mínimo, a posição do PT deveria ser a de fortalecer os dois candidatos da coligação e não apenas o "companheiro" Fernando Motta.

Tudo evidencia, que os petistas estão sendo o "escorpião", citado por Ciro Gomes.

A consequencia natural é que esse comportamento do PT-RN,  ajuda e favorece indiretamente Garibaldi e Geraldo, se considerado que o capitão Styvenson já tem vaga garantida, em razão do que dizem as pesquisas.

A "posição esquisita"  do PT reduz o "poder de fogo" de Zenaide Maia, que poderia crescer na reta final, se contasse com o apoio explícito de Fátima e Haddad, inegavelmente dois "cabos eleitorais" de peso.

De tudo, resta uma conclusão: a incógnita na disputa pelo Senado no RN é saber de quem será o "segundo" voto,  salvo se as urnas mostrarem que o capitão Styvenson é "fogo fátuo".

Se isso for confirmado nas urnas, a dúvida tornar-se-á generalizada para o conhecimento de quem preencherá  as duas vagas.

E nesse quadro imprevisível, tudo poderá acontecer.

Post scriptum - Será que Fátima Bezerra deixando em "aberto" o segundo voto para o Senado (indicando apenas Alexandre Motta) acena para ter o apoio de Robinson Faria no segundo turno, pela ajuda indireta que daria ao candidato Geraldo Melo, correligionário do governador?