CAMINHADA RÁPIDA RENDE MESMOS BENEFÍCIOS QUE CORRIDA, DIZ ESTUDO


De acordo com estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, uma caminhada rápida tem os mesmos benefícios à saúde que a corrida. Quarenta e oito mil adultos praticantes de caminhada e corrida foram testados em ambas as atividades e depois comparados.

Ao final do estudo, foi definindo que caminhar apresentou os seguintes benefícios: diminuição da hipertensão em 7,2%, 4,3% do colesterol, 12,3% da diabetes e 9,3% de doenças coronárias (doenças do coração). Enquanto correr apresentou o seguinte: diminuição da hipertensão em 4,2%, 7% do colesterol, 12,1% da diabetes e 4,5% de doenças coronárias.

Outro benefício da caminhada aparece para quem está acima do peso. Por conta do seu baixo impacto, é o exercício ideal para que haja movimento sem pressão na musculatura e ligamentos. Completa, ela traz uma série de benefícios!

 “A caminhada melhora o condicionamento cardiorrespiratório, índices de saúde e otimiza utilização de oxigênio”, explica o treinador Leonardo Marmitt, diretor técnico da Just Run Assessoria Esportiva.

Para deixar o treino de caminhada mais divertido o ideal é saber variar os ritmos. “No planejamento das cargas de caminhada, utilizamos o mesmo princípio utilizado aos corredores, variando muito os ritmos de deslocamento. Caminhar ora lentamente, ora rapidamente é o caminho para deixar a atividade mais divertida e dinâmica”, completa o treinador.

Além disso, ele ressalta que, naturalmente, a caminhada irá melhorar a performance, o consumo de O2 e promoverá a diminuição da percepção subjetiva de esforço, facilitando uma futura transição para os treinos de corrida.

Fazer caminhada três vezes por semana durante uma hora já é significativo para você começar a sentir as mudanças. Mas lembre-se de que para começar qualquer tipo de atividade física, o caminho é buscar orientação profissional, cuidar com os equipamentos a serem utilizados (calçados e vestuário apropriado), bem como estar em dia com a alimentação e com sua hidratação.

Fonte: iG