“SE NATAL NÃO SE EQUILIBRAR, VAI FICAR IGUAL AO GOVERNO DO ESTADO”, DIZ PAULINHO


O prefeito em exercício de Natal, vereador Paulinho Freire, avalia que o Executivo municipal precisa adotar medidas urgentes para o controle de gastos. O atual presidente da Câmara Municipal de Natal diz que, sem a tomada de ações efetivas, a gestão municipal poderá se assemelhar com a atual crise financeira enfrentada pelo Governo do Estado.

Ele espera que o prefeito Álvaro Dias tome as medidas previstas pelo estudo financeiro ao Instituto Dom Cabral. O resultado da consultoria deve ser apresentado até o próximo dia 30 deste mês, com ações para o município possa se equilibrar financeiramente. “A Prefeitura do Natal tem que tomar algumas medidas duras para não atrasar salários. É uma ação para evitar que a Prefeitura do Natal não se torne igual ao que aconteceu com o Governo do Estado”, revelou em entrevista ao programa Agora Debate, na Agora FM 97,9.

Ele também defende uma maior interação da bancada federal no Congresso com o Município. Paulinho Freire relata que as prefeituras brasileiras necessitam de um novo pacto federativo, para que as transferências legais sejam mais justas. “A União é muito cruel com os Estados e Municípios. A bancada federal tem que lutar por um novo pacto federativo. As cidades ganharam muitas obrigações, mas as receitas não acompanharam. Todas as cidades brasileiras passam pelo mesmo aperto”, relatou. Durantes o período que está à frente do Município, ele revelou ações para garantir a melhoria dos serviços públicos. “A interinidade é muito complicada, pois temos de esperar a volta do prefeito para que as medidas sejam tomadas, como a questão do lixo. Isso já reclamei para o presidente da Urbana, pois Natal tem vários pontos com muita sujeira. Pedi um levantamento sobre os pontos críticos e as empresas que atuam no setor, para que se possa fazer uma cobrança”, concluiu.