APÓS TRAGÉDIA NO RIO, CLUBES DO RN SERÃO NOTIFICADOS PARA ANÁLISE DE ESTRUTURAS DE CTS

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) vai enviar notificações aos clubes de futebol do Estado para análise dos projetos de Centro de Treinamento de formação de atletas. Estes locais ficaram evidência após o incêndio da última sexta-feira, 8, que matou 10 atletas – entre 14 e 15 anos – do Flamengo, no Rio Janeiro.
Como boa parte dos centros de treinamento potiguares ficam dentro da área dos estádios, os Bombeiros já efetuaram fiscalizações no início deste ano. “Quando os centros de treinamento ficam dentro do estádio, nós analisamos toda a estrutura, pois os clubes nos procuram antes da abertura do campeonato [Potiguar 2019]”, diz o coronel Luiz Monteiro da Silva, comandante do Corpo de Bombeiros.
Segundo o Corpo de Bombeiros, apenas o América tem estrutura para times de base fora do estádio. A unidade fica localizada no município de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal. Ainda de acordo com os bombeiros, o CT americano está em fase de aprovação de projetos. “Vamos notificar pedir os projetos de instalação”, aponta coronel Monteiro.
Já ABC e Globo têm estruturas para jovens atletas dentro dos estádios Frasqueirão (Natal) e Barretão (Ceará-Mirim), respectivamente. “Vamos aproveitar desta repercussão nacional e vamos notificar os clubes”, reforça o comandante dos Bombeiros, ao citar a tragédia com o Flamengo.
De acordo com Dário Nunes, coordenador dos times de base do América, o clube está realizando a revisão das estruturas para os jovens atletas. A temporada para as categorias juvenis começa a partir de março. “Todos os anos fazemos a revisão das nossas estruturas. As categorias de base retornam ao trabalho dia 15 de março. Estamos levantando os custos para o reinício das atividades”, diz.
Ainda segundo ele, o clube não tem alojamentos para menores de 15, como ocorria com os atletas do clube do Rio de Janeiro. O América recebe, por temporada, cerca de 25 jogadores – todos acima dos 17 anos.
Segundo o ABC, a direção solicitou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a certificação de “Clube Formador de Atletas”. O Centro de Treinamentos do time está em reforma e passa por adequações para conseguir o selo. O mecanismo permite possa alojar atletas a partir dos 14 anos.
Com o certificado, o time é obrigado a ofertar técnicos e preparadores físicos exclusivo, prestar assistência educacional e médica, além de garantir programa de treinamento para os jovens atletas – o que inclui a abertura de alojamentos. Com isso, os clubes têm direitos sobre os atletas, podendo receber indenizações com a saída dos atletas, além de ter a garantia de 5% em uma transferência.