‘SÓ TÁ FALTANDO CRESCER UM POUQUINHO A CABEÇA’

Jair Bolsonaro inaugurou a semana com uma viagem ao município baiano de Sobradinho. Foi sua segunda visita ao Nordeste em menos de um mês. A tiracolo do presidente, o deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA) gravou um vídeo. Nele, ofereceu a Bolsonaro, por assim dizer, uma oportunidade para exorcizar a pecha de preconceituoso que passou a rondá-lo depois que se referiu aos governadores nordestinos como "paraíbas".

"Segunda vez que vem à Bahia, várias vezes já no Nordeste. O senhor tá virando um cabra da peste?", indagou Cajado. E Bolsonaro, às gargalhadas: "É, só tá faltando crescer um pouquinho a cabeça…"

Durante a viagem, Bolsonaro disse que os governadores oposocionistas do Nordeste "fazem politicalha". Acha que desejam converter a região "em uma Cuba". Negou que tenha viajado apenas para "fazer média". Defendeu-se da acusação de preconceituoso com a língua: "Eu tenho preconceito é com governador ladrão que não faz nada para o seu estado."

Indagado a respeito do repasse de verbas federais para estados governados por adversários, Bolsonaro soou entre paradoxal e antirrepublicano: "Não vou negar nada para o estado. Mas se eles quiserem que realmente isso tudo seja atendido, eles vão ter que falar que estão trabalhando com o presidente Jair Bolsonaro. Caso contrário, eu não vou ter conversa com eles e vou divulgar obras junto às prefeituras."