APÓS TROCA DE ACUSAÇÕES COM SECRETÁRIO, BOLSONARO DEMITE PRESIDENTE DE AGÊNCIA

O presidente Jair Bolsonaro exonerou o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial ( ABDI ), Luiz Augusto de Souza Ferreira . A demissão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira e ocorre após Ferreira acusar seu superior, o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa , de fazer "pedidos não republicanos ".

Na mesma decisão, Bolsonaro nomeou Igor Calvet como novo presidente da ABDI. Calvet era o adjunto de Costa na secretaria. O secretário levou a melhor no conflito e permanecerá no cargo , segundos fontes graduadas do governo.


A disputa começou na sexta-feira, quando Guto Ferreira, em entrevista à revista "Veja", afirmou que o secretário o queria fora da agência porque seus "pedidos não republicanos" não foram atendidos.

Dois dias depois, o então presidente da ABDI foi mais claro ao dizer ao "Estado de S.Paulo" ter sofrido pressão de Costa para usar recursos da instituição no aluguel de salas comerciais em São Paulo para abrigar escritórios da secretaria.


Em entrevista ao colunista do GLOBO, Lauro Jardim , Carlos da Costa afirmou que o presidente da ABDI mentiu.

— Ele mentiu. Se eu tivesse feito pedidos não republicanos eu tinha que sair do cargo. Não fiz. Ele tem que dizer e provar que propostas foram essas.

Na segunda-feira, Bolsonaro afirmou que havia mandado o ministro da Economia, Paulo Guedes, apurar o caso e avisou que um dos dois iria "perder a cabeça", sem descartar inclusive a demissão dos dois. Na terça, o presidente disse que a decisão caberia a Guedes.
 
Em uma publicação em sua conta no Instagram nesta quarta-feira, Costa afirmou que sua honra e sua integridade foram "atacadas de maneira mentirosa e vazia" e agradeceu a confiança de Bolsonaro e de Guedes.

Costa disse que Calvet é a pessoa certa para assumir a ABDI por ser "capaz, íntegro, com enorme compromisso público" e desejou "sucesso, firmeza e sabedoria" a ele no novo cargo.

A ABDI é subordinada ao Ministério da Economia, mas cabe ao presidente da República nomear e demitir seu dirigente. Nos corredores de ministérios da área econômica do governo, a informação é que Carlos da Costa não escondia sua intenção de substituir Ferreira — no cargo desde a gestão do ex-presidente Michel Temer.