Postagens

Mostrando postagens de Abril 3, 2019

ACUMULO DE CHUVA NO RN EM 2019

Imagem
Lista das cidades com o maior volume de chuvas, segunda a Emparn.

BID/DNOCS: CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE A BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO E O AÇUDE PÚBLICO MENDUBIM

Imagem
O engenheiro chefe da unidade regional do DNOCS em Assú encaminhou nesta quarta-feira (03), ao Blog , cópia do Boletim Informativo Diário (BID) da autarquia federal dando conta que nas últimas 24 horas, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves em Itajá elevou em 27 centímetros a sua lâmina d'água. Isso representa um acréscimo de 20 milhões 106 mil e um metro cúbico. Para sangrar ainda tem que subir 14 metros 85 centímetros.
No dia 21 de fevereiro o reservatório alcançou o menor índice de água em 2019. Na oportunidade a reserva hídrica era de 476 milhões 22 mil e 200 metros cúbicos estando na cota 38.61 com 19,83% dos 2,4 bilhões de metros cúbicos que pode guardar. Contando a partir daí após as chuvas que caíram principalmente no Seridó potiguar, o nível foi elevado em 01 metro e 55 centímetros. Neste dia 03, a Barragem amanheceu na cota 40.16 com um percentual de 24,35 pontos e um volume hídrico da ordem de 584 milhões 381 mil 334 metros cúbicos.
O BID/DNOCS também trouxe informações so…

PELÉ PASSA MAL E É MEDICADO EM PARIS, DIZ IMPRENSA

Imagem
O ex-jogador de futebol Pelé passou mal na noite desta terça-feira, em Paris, e teve que ser levado a um hospital francês. O eterno camisa 10 da seleção brasileira teve uma febre alta e precisou ser medicado. Aos 78 anos, Pelé havia participado de um evento publicitário ao lado do atacante do Paris Saint-Germain Kylian Mbappé. O brasileiro postou uma foto com Mbappé em perfil no twitter. “Falamos sobre gols, Copas do Mundo e relógios. Grande encontro!”, escreveu o tri-campeão mundial. Desde pelo menos o fim de 2012 que o estado de saúde de Pelé tem preocupado parentes, amigos e fãs. Em 2012, ele colocou uma prótese no quadril por causa de uma fibrose. Em novembro de 2014, ele foi internado  no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, devido a problemas no sistema urinário decorrentes de cálculos renais, ureterais e vesicais que causaram obstrução do fluxo urinário. Dias após receber alta médica, o ex-jogador voltou  a passar mal e precisou ser internado novamente, sendo submeti…

IPVA: CFF APROVA ISENÇÃO NA COMPRA DE VEÍCULOS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

Imagem
Com emenda  aditiva apresentada pelo  deputado Ubaldo Fernandes (PTC), a Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) aprova, por unanimidade,  Projeto de Lei de iniciativa da deputada Cristiane Dantas (SDD) que dispõe sobre a inclusão das pessoas como deficiência física, visual, mental, severa ou profunda ou pessoas com síndrome do espectro autista, os benefícios alusivos à isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A emenda inclui, também, na relação dos beneficiários da referida isenção de IPVA as pessoas com deficiência auditiva. Na análise da matéria, o relator deputado Francisco do PT considerou que o Projeto de Lei busca, através de ação legislativa, estender às pessoas com deficiências descritas, benefício que tente eliminar barreiras visando a igualdade de oportunidades. “Essa matéria é de grande importância por beneficiar pessoas com deficiência. O Projeto já tinha sido aprovado no ano passado e agora na nova proposta foi modificada a potência do motor d…

SEM EQUIPAMENTO PARA EXAMES HÁ UM MÊS, HOSPITAL PÚBLICO DE MOSSORÓ TRANSFERE PACIENTES PARA NATAL

Imagem
O Blog vem alertando toda semana para o caos instalado na secretaria de saúde. Pacientes do Hospital Tarcísio Maia, que atende Mossoró e  cidades da região Oeste potiguar, estão sendo transferidos para Natal para fazer exames de tomografia. O equipamento do hospital quebrou no dia 4 de março e o contrato com uma clínica privada, que estava atendendo essa demanda, acabou.
Sem contrato emergencial e sem o tomógrafo, o Samu ficou com a responsabilidade de levar os pacientes da unidade para a capital potiguar. Essa semana um paciente faleceu no deslocamento.

MALHANDO COM A CARA DO SERVIDOR

Imagem
Ela zomba, brinca e agora tira onda com o desespero do servidor. Sem falar que cafezinho não tem acento, “fessora”.

BILHETE DE ALUNA DE 9 ANOS EMOCIONA PROFESSORA E VIRALIZA NAS REDES SOCIAIS

Imagem
Uma história emocionante aconteceu na Escola Estadual Dona Leonina Nunes Maciel, que fica na pequena cidade de Cruzília, no Sul de Minas Gerais.
Como acontece todo ano, os pais contribuem com R$ 2, R$ 3 para ajudar na lembrancinha de Páscoa das crianças que não têm condições de comprar nada. O valor não é obrigatório e cada um contribui com o que pode.
Assim sendo, as crianças, entre 8 e 9 anos, entregaram o que tinham para a professora do quarto ano, Taciana Ferreira Martins. Foi então que ela recebeu um bilhete com o recadinho de uma das alunas.
O bilhete dizia: “Tia, três reais são meus e os outros três são para alguma criança que não tiver dinheiro para pagar”.
Tocada com a mensagem, a professora Taciana disse que o gesto a surpreendeu, já que a menina é bastante tímida. A professora também parabenizou os pais da menina.
Inclusive, a mãe da aluna contou que ela queria levar um dinheiro a mais, mas tinha vergonha de que algum amiguinho ouvisse, foi assim que ela sugeriu que a filha entr…

EMPREENDEDORES DO MUNICÍPIO PARTICIPAM DE CURSO REALIZADO PELO SEBRAE

Imagem
Desde segunda-feira (01), empreendedores do município participam do curso promovido pelo Sebrae, e em parceria com a prefeitura municipal, “Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso”.  O curso é uma capacitação para estimular o empreendedorismo local, através de comportamentos, habilidades e competências, despertando o entendimento do processo de gestão de negócios, voltado para o sucesso, a partir de vivências empreendedoras.
No curso estão sendo abordados os temas, EU EMPREENDEDOR, QUAIS SÃO AS MINHAS OPORTUNIDADES, SUPORTE GERENCIAL E PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO. O Curso prossegue até à próxima sexta-feira (5), das 19 às 22h00 no ginásio poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva.

COM BALANÇO POSITIVO, MOACIR JÚNIOR COMPLETA DOIS MESES NO COMANDO DO AMÉRICA-RN

Imagem
Há dois meses, Moacir Júnior iniciava sua jornada no América-RN. Ao substituir Luizinho Lopes, a missão do treinador era dar padrão de jogo à equipe e, logo na primeira semana, conquistar a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil e para a decisão do primeiro turno do Campeonato Potiguar. O empate sem gols com o Sobradinho, na estreia, e a goleada por 4 a 0 sobre o Assu foram os cartões de visita e deram tranquilidade para a sequência do trabalho.
- Chegamos ao América em um momento difícil. A equipe não estava se acertando no estadual e na Copa do Brasil havia três anos que não passava da primeira fase - falou. Nem mesmo a derrota para o ABC, na final do primeiro turno, mudou a postura do treinador e a convicção no trabalho.
- Fizemos um trabalho de conscientização com os atletas e implementação de nossa metodologia. Conseguimos melhorar a forma do time jogar, passamos produzir mais e jogar de uma forma mais vertical. Tudo isso nos deixa muito satisfeito - afirmou.
Com um segu…

DNOCS INFORMA DADOS SOBRE A BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO: AUMENTO DO VOLUME SUPERA 100 MILHÕES DE METROS CÚBICOS

Imagem
Monitoramento do Dnocs-Assú aponta que no período de 21 de fevereiro, data em que ocorreu o menor nível em 2019, até esta quarta-feira, dia 3 de abril, o volume de água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu (RN), elevou 108,3 milhões de metros cúbicos.
Nesse período o nível da barragem elevou 1,55 metro. Passou da cota 38,61 para a 40,16.
O volume acumulado na manhã de hoje é de 584,3 milhões de metros cúbicos. A reserva hídrica passou de 19,83%, em 21 de fevereiro, para 24,35%. Um aumento de 4,52%.

CEARENSE CRIA PROJETO QUE RASTREIA CÉDULAS ROUBADAS POR MEIO DE CÓDIGO DE BARRAS

Imagem
Uma ideia inovadora que pode ser a saída para o número de assaltos a bancos e carros fortes no Ceará foi criada por uma jovem da região do Cariri.
Loiane Martins, 16 anos, mora no Crato e pretende rastrear cédulas roubadas por meio de um código de barras, que permite às autoridades de segurança saberem exatamente onde o dinheiro foi parar.
A iniciativa saiu definitivamente do papel em dezembro do ano passado, depois que uma quadrilha tentou assaltar duas agências bancárias em Milagres, na região do Cariri, resultando na morte de 14 pessoas durante confronto policial. 
Loiane Martins acredita que o rastreamento das cédulas pode ajudar a inibir ações criminosas como essa. “Imagino que os próprios bandidos iam ter medo e a população ficaria mais segura porque o fato principal é a proteção e salvar vidas”.
O modelo funciona da seguinte forma: as cédulas passariam a ser impressas pelo Banco Central com código de barras. A ferramenta que faria a leitura desse código é simples e presente na maio…

EX-CATADOR DE LATINHAS EM JUAZEIRO CHEGA AOS EUA PARA ESTUDAR EM HARVARD

Imagem
Chega nesta terça-feira (2) aos Estados Unidos o ex-catador de latinhas de Juazeiro do Norte que ganhou uma bolsa para estudar em Harvard, após apresentar um projeto inovador. O curso de extensão tem duração de um ano e meio. O professor retorna ao Ceará ainda neste mês e vai continuar os estudos à distância.
Natural do Cariri, Ciswal Santos, de 32 anos, desenvolveu um projeto que gera energia solar, água e internet de maneira econômica e sustentável. A proposta foi desenvolvida com base em uma tecnologia da Nasa.
Desde criança Ciswal, que atualmente é professor de Física, T.I e Mecânica, dava novos significados para simples materiais. “Desde pequeno eu tive o senso de inventar coisas. Criava brinquedos e, com essa resiliência, resolvi criar alguma coisa que resolvesse a questão”.
Com a iniciativa, o juazeirense conquistou uma bolsa de estudos para cursar ciência da computação em uma das universidades mais cobiçadas e renomadas do mundo: Havard. O projeto inovador promete ajudar milhares…

BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO TEVE ELEVAÇÃO DE 1 METRO NO NÍVEL D’ÁGUA NOS ÚLTIMOS DIAS

Imagem
De ontem para hoje, 3, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu (RN), teve uma elevação de mais vinte e sete centímetros no nível d’água.
Nos últimos seis dias a elevação alcançou 1,06 metro. Ainda faltam 14,85 metros para o reservatório começar sua sangria.

AÇUDE MENDUBIM: FALTA POUCO PARA COMEÇAR A SANGRIA

Imagem
O açude Mendubim, em Assú, de ontem para hoje, 3, teve uma elevação de treze centímetros no nível d’água. Falta apenas nove centímetros para o reservatório começar sua sangria.
O volume acumulado hoje é de 75,6 milhões de metros cúbicos, que corresponde a uma reserva hídrica de 99,05%.

CRONOGRAMA DO ENEM ESTÁ MANTIDO, DIZ INEP

Imagem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disse que o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está mantido e que as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, como previsto no edital. Ontem (1º) a RR Donnelley Editora e Gráfica Ltda, gráfica responsável pela impressão do exame, anunciou o fim das operações no Brasil. O grupo, que atua em outros países, disse em comunicado que a decisão foi tomada devido às difíceis condições de mercado na indústria gráfica e editorial nacional. Hoje (2), em nota, o Inep afirmou que as etapas para a aplicação do Enem 2019 “transcorrem normalmente e que o cronograma está mantido”. Em relação à falência da gráfica contratada para a diagramação e impressão dos cadernos de prova da edição deste ano do Enem, a autarquia diz: “existem alternativas seguras sendo avaliadas”. Segurança A RR Donnelley foi responsável pela impressão do exame desde 2009. Para imprimir as provas é necessário cumprir uma série d…

ANM INTERDITA 56 BARRAGENS POR PROBLEMAS DE ESTABILIDADE

Imagem
A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou que interditou 56 de barragens por problemas de estabilidade. Desse total, 39 foram interditadas por falta de documentação e 17 devido ao fato de que as informações encaminhadas à agência reguladora pelas empresas apontaram falta de estabilidade nos empreendimentos. A decisão foi tomada na noite de ontem (1º). Ainda na segunda-feira, a ANM disse que iria interditar as barragens. Inicialmente, a agência apontou que 64 empreendimentos seriam interditados, mas depois informou que revisaria o número. A maioria das barragens interditadas estão localizadas em Minas Gerais, onde ocorreu o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, próximo a Brumadinho. Das barragens interditadas em Minas, 23 foram por falta de documentação e 13 devido às informações apontarem falta de estabilidade. As demais barragens interditadas por problemas na documentação estão localizadas em São Paulo (6), no Mato Grosso (4), no Rio Grande do Sul (2), em Goiás (2), no Pará…

EM MAIS UM DIA DE CHUVA, NATAL TEM VIAS ALAGADAS E TRÂNSITO LENTO NESTA QUARTA-FEIRA

Imagem
Com mais um dia de chuva, Natal tem várias avenidas alagadas e trânsito lento em todas as regiões, no início da manhã desta quarta-feira (3).
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) monitora os principais pontos. Além disso, agentes de trânsito estão trabalhando nas regiões alagadas.
Ainda de acordo com a pasta, parte da Avenida Senador Salgado Filho, entre a Amintas Barros e a Nascimento de Castro, será interditada por agentes de mobilidade.
Na BR-101, a lentidão no fluxo começa na altura do Super Fácil. Já na Prudente de Morais, o trânsito começa a complicar na rotatória da Avenida dos Xavantes.
Confira os pontos:
– Ponto de alagamento na subida do Viaduto do 4º Centenário;
– Avenida da Integração na altura da BR-101.
– Ponto de alagamento transitável na avenida Prudente de Morais, na altura do Corpo de Bombeiros.
– Ponto de alagamento transitável na avenida Senador Salgado Filho, após o Hotel Maine sentido centro.
– Ponto de alagamento transitável na avenida Hermes da Fonseca x Ân…

ROBINSON FARIA: "SONHO COM RN PRÓSPERO E LIBERTO DA VELHA POLÍTICA"

Imagem
O ex-governador Robinson Faria (PSD) voltou a usar as suas redes sociais para relembrar ações da sua administração. No texto, dividido em 14 itens, o ex-gestor faz um relato de ações realizadas nos últimos quatro anos para atrair investidores ao Estado e diz que o Rio Grande do Norte "precisa ser atraente para investimentos". No fim, afirma que trabalhou para que o RN se torne um "estado definitivamente próspero, independente financeiramente e liberto da velha política". Ainda de acordo com o ex-governador, seu "sonho como norte-rio-grandense é que um dia o RN seja um estado com independência financeira para não se submeter a política submissa da boa vontade da União Federal". O primeiro item citado por Robinson é o da segurança jurídica. O ex-chefe do Executivo afirma que foram emitidas mais de 14 mil licenças durante sua administração para novos negócios e permanência de indústrias no RN, algumas à espera há mais de 10 anos. Em seguida, citou o Hotel Vila…

VENDAS DO FERIADO DE PÁSCOA DEVEM CRESCER PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO

Imagem
De acordo com previsões da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas do varejo voltadas para a Páscoa deste ano deverão crescer 1,5% em relação ao ano passado. Se confirmada a projeção otimista, este será o terceiro ano seguido de crescimento real das vendas, mesmo com um ritmo inferior ao do ano passado, que foi de +2,0%. Cabe lembrar que durante a recessão de 2015 e 2016, as perdas chegaram a 5,2%. “O maior avanço real nas vendas de produtos relacionados à Páscoa ocorreu em 2010 (+9,5%), ano em que a economia em geral cresceu 7,5%”, afirmou o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes. A previsão é que os estabelecimentos do varejo alimentício, que sempre são afetados pelo aumento sazonal de vendas em datas comemorativas, faturem cerca de R$ 2,4 bilhões com as vendas voltadas para a Semana Santa deste ano. De acordo com a CNC, nos 12 meses encerrados em março, a cesta composta por bens e serviços tipicamente mais demandados pela data acumulou variação m…

RN PAGARÁ SALÁRIO DE ABRIL EM DIA APESAR DA QUEDA DE REPASSE FINANCEIRO DA UNIÃO

Imagem
A série de medidas de contenção de gastos adotada a partir do primeiro mês da atual gestão permitirá que o Governo do Estado mantenha o pagamento dos servidores em dia no mês de abril, apesar da queda de repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE), hoje responsável por aproximadamente 40% da receita total do Rio Grande do Norte. “Tem sido recorrente essa queda do FPE nos meses de março e abril. Portanto, nos preparamos para enfrentar esse momento com todas as medidas cabíveis e possíveis. Ainda assim, iremos manter esse pagamento em dia de abril com dificuldade porque a situação do Estado ainda é de calamidade financeira”, salientou o secretário estadual do Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire. A revisão de todos os contratos com fornecedores e o corte de despesas, além da publicação do decreto de programação financeira com consequente limite de empenho nas secretarias, foram algumas medidas adotadas nos primeiros meses. E em abril, ressalta o secretário, o Governo recolher…

GOVERNO INTEGRA FORÇA TAREFA PARA GARANTIR BENEFÍCIOS À PESCA ARTESANAL

Imagem
Em audiência com os deputados Isolda Dantas e Souza Neto, integrante e coordenador, respectivamente, da Frente Parlamentar da Pesca da Assembleia Legislativa do RN, e com representantes da Confederação Nacional da Pesca, da Federação de Pescadores do RN e das colônias de pescadores dos municípios de Areia Branca, Apodi, Natal, Porto do Mangue, Rio do Fogo e Maxaranguape, nesta terça-feira, 02, a governadora Fátima Bezerra  afirmou o total apoio da administração estadual aos esforços para atender as demandas do setor e desenvolver a pesca artesanal.
Recentemente, o Governo do Estado isentou do ICMS o óleo diesel para 78 embarcações. A isenção assegura competitividade aos pescadores, inclusive aos artesanais, frente a concorrência com grandes empresas internacionais. Para 2019, a isenção vai permitir o consumo de 2,3 milhões de litros de diesel para 48 barcos no município de Areia Branca e outros 30 barcos em vários municípios.
Alguns proprietários de embarcações de menor porte, entretant…

BANDEIRA TARIFÁRIA PARA ABRIL NA CONTA DE LUZ É VERDE

Imagem
A bandeira tarifária em abril de 2019 será verde, sem custo para os consumidores. Abril é um mês de transição entre as estações úmida e seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão hidrológica projetada para o mês ainda indica a tendência verificada em março, de recuperação do nível dos reservatórios. Essa conjuntura favorável aponta para a manutenção da produção hidrelétrica e do nível de risco hidrológico (GSF) em patamares condizentes com o perfil de bandeira verde. Essa perspectiva também se reflete no preço esperado para a energia (PLD), em valor inferior ao registrado nos dois últimos meses. O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada. Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e…

ASSOCIAÇÃO FUNDA AGROINDÚSTRIA E PRODUZIRÁ 5 MIL QUILOS DE POLPA POR MÊS NO RN

Imagem
É na zona rural de Janduís, distante 290 km de Natal, que a vida de 22 famílias começou a mudar para melhor. Na última sexta-feira (29), a Associação Comunitária de Poço da Forquilha deu o pontapé inicial do que até pouco tempo atrás era apenas um sonho: a agroindústria de polpa de fruta, com capacidade para produzir até cinco mil quilos de polpa por mês. É geração de emprego, renda e novas perspectivas no sertão potiguar. “Muita gente não acreditava. Quebramos a cara muitas vezes. Lutamos, insistimos, mas hoje tornamos nosso sonho realidade. Nossa fábrica tem SIF e com isso nós podemos vender para qualquer estado do Brasil. Buscar novos mercados é nossa principal meta. O céu é o limite”, comemorou Silvana Hipólito, presidente da associação. Com 50% da entidade composta por mulheres, a agroindústria também vai contribuir para mudar a realidade dentro de casa: elas passarão a ter o próprio dinheiro e também mais voz e autonomia. A matéria-prima está no quintal das casas de cada uma. São …