Postagens

Mostrando postagens de Agosto 19, 2019

SAIBA COMO SE DÁ A ESCOLHA DE CANDIDATOS PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Imagem
Não há eleições ordinárias em 2019, mas a Justiça Eleitoral e os partidos políticos já estão em plena preparação para as Eleições Municipais de 2020. Essa antecipação se justifica pelo tamanho do processo eleitoral que temos à frente: para se ter uma ideia, no último pleito municipal, em 2016, a Justiça Eleitoral registrou um total de 496.894 candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, em todos os 5.568 municípios do Brasil.
Ao passo em que a Justiça Eleitoral está às voltas com a atualização do sistema eletrônico de votação, a aquisição de novas urnas eletrônicas e a elaboração das normas que vão reger o pleito – dentre muitas outras atividades que preenchem um ano não eleitoral –, os partidos políticos estão se preparando para escolher os candidatos que concorrerão aos cargos municipais. É a chamada democracia partidária atuando para que, a partir das próprias agremiações políticas, o povo atue na escolha dos mais aptos a representá-lo no Poder Executivo e no Poder L…

O FOSSO ENTRE MORO E BOLSONARO

Imagem
A sucessão de derrotas acumuladas por Sergio Moro desde que aceitou o cargo de ministro da Justiça de Jair Bolsonaro demonstra que a distância entre os dois aumenta a cada dia. Uma ruptura entre Moro e Bolsonaro provocaria um baque sem precedentes na correlação de forças que sustenta o governo.
Bolsonaro chegou a Brasília embalado na fama de dois “superministros”: Moro e Paulo Guedes. A dificílima reforma da Previdência de Guedes passou pela Câmara e deverá ser aprovada no Senado. Quanto ao projeto anticrime de Moro, bem, ele continua esquecido nalguma gaveta. Desde o início do governo, o encolhimento de Moro é visível (escrevi sobre isso em maio).
É certo que medidas econômicas são mais urgentes, mas há outro fator em jogo. Moro oferece a Bolsonaro uma ameaça política que Guedes jamais oferecerá. Nenhum outro nome do mesmo campo ideológico tem tanta popularidade nem desperta tanta paixão (contra ou a favor). Nas eleições de 2022, Moro seria um antagonista da esquerda tão ou mais eficaz…

A SEMANA CHEGOU COM PROMOÇÃO NO SOBERANO SUPERMERCADO

Imagem

MÍDIA ALEMÃ JÁ COBRA SANÇÕES CONTRA O BRASIL PELO ESTÍMULO DE BOLSONARO AO DESMATAMENTO

Imagem
"Dois dos principais veículos alemães, a revista Der Spiegel e o jornal semanal Die Zeit, publicam que “É hora de sanções contra o Brasil”, no título da primeira", informa o jornalista Nelson de Sá, em sua coluna, na Folha de S. Paulo.

“A Europa não deve ficar de braços cruzados enquanto um preconceituoso cético da ciência, movido pelo ódio, sacrifica vastas áreas de floresta para pecuaristas e plantações de soja”, diz a revista.

Num artigo sob o título “Comece onde dói”, o jornal Die Zeit se pergunta: “Que diferença faz cortar o dinheiro para conservar florestas de um governo que não tem mesmo qualquer interesse em conservar florestas?”.

E responde que “seria mais promissor começar num ponto que fere mais: os interesses econômicos de seus exportadores, por exemplo, os fazendeiros que vendem carne e soja em larga escala para metade do mundo”.

Recentemente, Bolsonaro insultou a chanceler alemã Angela Merkel e disse que o Brasil não precisa do dinheiro que os alemães destinam a fu…

VELÓRIO NO CE É INTERROMPIDO APÓS VIÚVA AFIRMAR QUE MORTO APERTOU SUA MÃO

Imagem
O velório de um homem de 61 anos, que morreu de infarto, foi interrompido e o morto levado para o hospital após a viúva afirmar que ele apertou as mãos dela. O caso aconteceu no município de São Luís do Curu (CE), a 83km de Fortaleza, na última sexta-feira (16).
Raimundo Bezerra de Sousa, 61, morreu vítima de infarto, no hospital de Itapipoca (CE), na noite da última quinta-feira (15). Ele passou mal na cadeia de Trairi (CE), onde estava preso, foi socorrido para a unidade hospitalar e entrou em óbito durante atendimento médico.
No velório, por volta das 11h30 da sexta-feira, familiares acionaram Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) relatando que o morto apresentou sinais vitais, ao apertar a mão da viúva, se mexer no caixão e o corpo suar. Entretanto, a equipe do Samu confirmou o óbito.
Inconformados, os familiares de Sousa retiraram o corpo dele do caixão e levaram-no ao Hospital Municipal Antônio Ribeiro da Silva, em São Luís do Curu, para que o corpo se submetesse à uma no…

CAPITÃO TROCA VERSÍCULO DE JOÃO POR LEI DE MURPHY

Imagem
O país assiste a uma nova encenação política. Estava em cartaz o enredo baseado no versículo multiuso extraído do Evangelho de João: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." Entrou em cena um roteiro adaptado: "Enfrentareis a verdade, e a verdade vos aprisionará."
Nas duas tramas, Bolsonaro faz o papel de si mesmo. A diferença é que, na primeira, ele se apresenta do modo como pensa que é: um político imaculado, estalando de pureza moral. Na segunda, ele é visto da maneira como voltou a ser: um político convencional, com todos os vícios da espécie.
Ex-deputado do baixo clero, Bolsonaro inventou-se como baluarte da extrema-direita, reinventou-se como presidenciável da Lava Jato e chegou ao apogeu da metamorfose como presidente avesso aos maus costumes. No novo espetáculo, ele desossa o Coaf, intervém no Fisco e na PF, leva Sergio Moro à frigideira.
Enquanto aquele Bolsonaro hipoteticamente ético esteve no palco, travou com o pedaço do asfalto que o chama de &…

CONHEÇA XAND AVIÃO, O MATUTO QUE SE TORNOU COMANDANTE DO FORRÓ

Imagem
O nome dele poucos conhecem, mas não podemos dizer o mesmo dos sucessos. José Alexandre, nascido em Itaú e criado na cidade vizinha de Apodi, é matuto com infância sofrida e comida escassa na mesa. Mas basta os primeiros acordes soarem para o público enlouquecer e ter a certeza que o menino sonhador cresceu… E se tornou o Comandante! Como muitos, Xand Avião começou a carreira tocando em bares e restaurantes, principalmente no balneário de Apodi com a banda Estilo Musical. No entanto, até o microfone chegar às mãos do garoto que brincava de cantor, foi preciso sacrifício. Somente após o pai vender a casa da família para comprar uma moto, as oportunidades começaram a surgir. Com pouco mais de 36 mil habitantes, não há quem não se anime ao falar de Alexandre em Apodi. Na Escola Estadual Antônio Dantas, onde estudava à noite, as lembranças são da força de vontade do jovem que sempre soube onde queria chegar. E chegou! “Ele começou aqui pelos corredores do colégio e está fazendo sucesso em t…

NATAL TERÁ PROTESTO CONTRA LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE, NESTA SEGUNDA

Imagem
Delegados, promotores, juízes, policiais e outros profissionais da área da Justiça e Segurança pública promoverão nesta segunda-feira (19), em Natal, um protesto contra a chamada Lei de Abuso de Autoridade, aprovada pelos deputados federais. O ato está marcado para as 10h, em frente à Câmara Municipal de Natal, no cruzamento da Avenida Campos Sales com a Rua Jundiaí, no bairro de Petrópolis, Zona Leste da cidade. Todas as categorias avaliam que a medida traz prejuízos no combate ao crime. O projeto de Lei 7596/17, do Senado, define crimes de abuso de autoridade cometidos por agente público, servidor ou não no exercício de suas funções. A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados quarta-feira (14). Agora, está nas mãos do presidente Jair Bolsonaro (PSL), para sanção ou veto. Em todo o país, a exemplo do protesto que ocorrerá em Natal, membros da Justiça e da Segurança têm se manifestado contra o projeto. De acordo com o texto, as condutas somente serão crime se praticadas com a finalid…

GAROTA-PROPAGANDA DO ALECRIM

Imagem
Da deputada federal potiguar Natália Bonavides (PT), como garota-propaganda do comércio do Alecrim:

GOVERNABILIDADE DE BOLSONARO PASSARÁ POR ESCOLHA DE PGR

Imagem
Da coluna Painel, na Folha deste domingo:O inverno está chegando Sinais emitidos por Jair Bolsonaro colocaram em alerta integrantes da PGR. Somada às mudanças na Receita Federal e no Coaf, a demora para indicar o nome que vai liderar o MPF fez grupos de procuradores se organizarem para planejar reação caso a escolha do presidente seja heterodoxa. Para um articulado membro da carreira, se o Planalto optar pelo subprocurador Antonio Carlos Simões Soares, como aventado nos últimos dias, “caos será pouco para descrever o que será da Procuradoria”.
Cara/crachá
A predileção da família Bolsonaro por Soares foi revelada pela revista Época. Recebido pelo presidente dia 13, ele é um desconhecido até para procuradores experientes. Como os rumores sobre o apoio a ele no Planalto cresceram, investigadores que disputaram eleição interna para a lista tríplice foram buscar informações.
Faça-se a luz
Um desses procuradores conta que, ao questionar um colega sobre a personalidade de Soares, ouviu como resp…

GOVERNO DO RN DEVE ANUNCIAR CALENDÁRIO DO FIM DO ANO E 13º EM OUTUBRO

Imagem
Após definir a forma de pagamento da folha dos servidores até setembro, o Governo do Rio Grande do Norte espera anunciar em outubro como pretende pagar as últimas folhas do ano e, quem sabe, também indicar a data do pagamento do 13º salário de 2019. Nesta entrevista ao Agora RN, o controlador-geral do Estado, Pedro Lopes Neto, explica os esforços da gestão para quitar os débitos com os servidores. Confira na íntegra: AGORA – O que o Governo do Estado já decidiu no tocante ao pagamento do restante das folhas de 2019? PEDRO LOPES – Desde julho, anunciamos o calendário de pagamentos até setembro. Nossa ideia é que, no início de outubro, após avaliarmos as finanças do Estado, possamos anunciar a folha dos meses de outubro, novembro, dezembro e, se possível, do 13º salário de 2019. AGORA – Como estão as negociações com o Banco do Brasil para negociação da folha? PL – Posso adiantar que as negociações estão avançadas. A grande dificuldade [na renovação] estava pelo não repasse do governo dos co…

GLOBO PERDE E ENTRA NA ZONA DE REBAIXAMENTO NA SÉRIE C

Imagem
O Globo entrou na zona de rebaixamento da Série C do Campeonato Brasileiro. A entrada do clube na área da degola aconteceu após derrota diante do Santa Cruz-PE por 2 a 1, nesse domingo (18). Aliado a isso, o time de Ceará-Mirim foi prejudicado pela vitória do Treze-PB contra o Confiança-SE.
Elias e Chales marcaram para os pernambucanos. Já Murici descontou para os potiguares na partida disputada na Arena Pernambuco.
Com 16 pontos, o Tricolor está na nona colocação, dois pontos atrás da equipe paraibana. Para escapar do rebaixamento à Série D, o Globo precisa vencer o ABC na última rodada, no sábado (24), às 17 horas, no estádio Barrettão.
Além disso, é preciso que o Treze seja derrotado pelo Botafogo-PB, em clássico local, no estádio Amigão, em Campina Grande, no mesmo dia e horário.

LITORAL DO RN TEM ALERTA DE VENTOS DE 60 KM/H E ONDAS COM ATÉ 3,5 METROS NESTA SEGUNDA-FEIRA

Imagem
O litoral do Rio Grande do Norte pode ser atingido por ondas de até 3,5 metros e ventos fortes de 60 km/h nesta segunda-feira (19). Os alertas foram emitidos pela Marinha do Brasil durante o fim de semana. O aviso de vento forte se estende de Natal até São Luís/MA, no período que começou nesse domingo (18) e vai até ao meio-dia desta segunda-feira (19). Já o comunicado de “mar grosso”, conforme destacou a nota da Marinha, vai até a noite desta segunda-feira. “Pode ocorrer ressaca com ondas de sudeste a leste, com até 2,5 metros, em todo o litoral, da Bahia e Touros(RN), e mar grosso com ondas de sudeste a leste, de 3,0 a 3,5 metros, em todo o litoral da Bahia até o extremo norte do Rio Grande do Norte”. A Marinha recomenda ainda que que as embarcações de pequeno porte “evitem a navegação” e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores, casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

LEI SECA AUTUA 26 MOTORISTAS POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE NO LITORAL SUL DA GRANDE NATAL

Imagem
Vinte e seis motoristas foram autuados na tarde deste domingo (18) em uma blitz da Operação Lei Seca, realizada na RN-036, em Pium, no litoral de Parnamirim, na Grande Natal. Todos os autuados pagarão multa de R$ 2.934,70 e ainda poderão ter a carteira de habilitação suspensa por até 12 meses.
Segundo o capitão PM Isaac Paiva, coordenador da Operação Lei Seca no RN, o objetivo da ação foi fiscalizar os condutores que retornavam das praias do litoral Sul.
“No total, 26 pessoas foram autuadas administrativamente por dirigir sob influência de álcool, 5 por infrações diversas e uma moto foi removida ao pátio do Detran”, afirmou.
Ainda de acordo com Isaac, um motociclista tentou fugir quando avistou a blitz, mas acabou caindo sozinho. “Ele levantou e tentou continuar empurrando a moto para evitar a fiscalização, mas não deu certo”, acrescentou o capitão.

PLACAR NO SENADO APONTA FORTE RESISTÊNCIA À INDICAÇÃO DE EDUARDO BOLSONARO À EMBAIXADA NOS EUA

Imagem
Levantamento feito pelo Estado explica a cautela com que o presidente Jair Bolsonaro tem tratado a indicação do filho Eduardo para a embaixada do Brasil em Washington. Hoje, ele não teria o mínimo de 41 votos no plenário do Senado para ser aprovado para o comando da representação diplomática mais importante do País no exterior. Dos 81 senadores, 30 responderam que pretendem votar contra o nome do “filho 03” do presidente, ante 15 que disseram ser a favor. Outros 35 não quiseram responder (28) ou se colocaram como indecisos (7). Sem votos certos, Bolsonaro afirmou na semana passada que só irá oficializar a escolha quando Eduardo “sentir” que tem o apoio majoritário dos senadores. Pelas regras em vigor, primeiro Eduardo terá de ser sabatinado na Comissão de Relações Exteriores da Casa. Depois, seu nome precisa passar por uma votação secreta no colegiado, seguida de outra votação, também secreta, no plenário do Senado. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP) – que tem trabalhado pel…

BOLSONARO ESTADISTA? ‘NUNCA SEREI ISSO, TALKEI?’

Imagem
Após 28 anos de mandato parlamentar, o presidente Jair Bolsonaro sempre rejeita qualquer tentativa de auxiliares, inclusive militares, de convencê-lo a evitar declarações polêmicas, que frequentemente geram novas crises. Quando ouviu um auxiliar muito próximo sugerir “comportamento de estadista”, Bolsonaro deu uma gargalhada e, com seu jeito gozador, deixou tudo bem claro: “Nunca serei isso, ‘talkei’?” Nesta sexta (16), Bolsonaro voltou a marcar distância do modelito que muitos imaginam nele: “Eu não sou politicamente correto e ponto final!” A espontaneidade, melhor atributo de Bolsonaro, está sendo usada contra ele, avaliam marqueteiros, após cada declaração à imprensa. Bolsonaro não dá ouvidos a assessores de imprensa. Não os respeita, como desdenha de marqueteiros. Confia mais no próprio taco. CLÁUDIO HUMBERTO

MORO TEM REUNIÃO COM BOLSONARO NA MANHÃ DESTA SEGUNDA PARA TENTAR DEBELAR CRISE. MINISTRO SE ENCONTRA EM SITUAÇÃO DELICADA

Imagem
Acumulando uma série de desgastes nos últimos meses, Moro terá na manhã de hoje uma reunião no Palácio da Alvorada com Bolsonaro. O objetivo é tentar baixar a fervura da crise desencadeada pelo presidente ao tentar impor um nome para comandar a Superintendência da Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro. Na última sexta-feira, conforme revelou o GLOBO, o diretor da PF, Maurício Valeixo, ameaçou deixar o cargo, se Bolsonaro insistisse na indicação do delegado Alexandre Silva Saraiva para chefiar a PF no Rio. O presidente acabou voltando atrás. Na conversa de hoje, a expectativa é que Bolsonaro reafirme o recuo. A insatisfação entre delegados foi tão forte que outros diretores e superintendentes da PF também avisaram que deixariam os cargos se o presidente não retirasse a indicação de Saraiva. Para a cúpula da polícia, não existe espaço para interferências políticas em questões internas da instituição. Pelo entendimento destes dirigentes, Bolsonaro pode escolher o diretor-geral. Mas não p…