Postagens

Mostrando postagens de Março, 2020

BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO ACUMULA ATUALMENTE MAIS DE 700 MILHÕES 750 MIL METROS CÚBICOS DE ÁGUA

Imagem
Dados contidos no mais novo Boletim de Situação Volumétrica dos reservatórios do Rio Grande do Norte mostram que a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório estadual, localizado no Vale do Açu acumula atualmente 703 milhões 757 mil 167 metros cúbicos de água.  Em termos percentuais isso representa 29,86% da sua capacidade máxima que é de aproximadamente 2,4 bilhões de metros cúbicos. Ainda segundo o Boletim divulgado no site do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), no final de março de 2019 o volume de água existente no reservatório era de 551 milhões 616 mil metros cúbicos correspondendo a 22,98% da capacidade total do manancial.  O Boletim de Situação Volumétrica do Igarn traz informações sobre outros 46 reservatórios potiguares além da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Clique aqui para saber mais.

UM EM CADA CINCO MÉDICOS NO PAÍS ESTÁ NO GRUPO DE RISCO DO COVID-19

Imagem
Com o avanço do novo  coronavírus , o Brasil vai precisar lidar com uma situação já enfrentada em outros países: o adoecimento dos profissionais de saúde durante a pandemia. O Ministério da Saúde projeta que 40% dos trabalhadores do setor terão de se afastar ao longo da crise. O Hospital Sírio-Libanês já afastou ao menos 104 funcionários com a doença. Um levantamento do GLOBO a partir dos dados mais recentes do Conselho Federal de Medicina (CFM), reunidos em 2018, mostra que ao menos um a cada cinco médicos no Brasil possui 60 anos ou mais. Dos 414.831 profissionais dessa categoria no país, 84.310, ou 20,3%, estão nessa faixa etária. Em alguns estados do Nordeste a situação é mais crítica: em Alagoas, 28,7% dos médicos são idosos; na Paraíba, 25,8%. No Rio, são 24,8%. Não há dados sobre quantos médicos no Brasil possuem alguma doença que os coloca também no grupo de risco, assim como ocorre com os profissionais acima de 60 anos. Os dados do CFM não apontam se esses médic

COVID-19: MOSSORÓ PRORROGA FECHAMENTO DO COMÉRCIO E ANTECIPA FÉRIAS ESCOLARES

Imagem
A prefeita Rosalba Ciarlini se reuniu na tarde desta segunda-feira, 30, com representantes da classe empresarial da cidade para discutir medidas de contenção e prevenção ao coronavírus. Na ocasião, os participantes foram informados sobre o novo Decreto municipal, 5.638, cujas determinações prorrogam os prazos do Decreto 5631, permanecendo as orientações de fechamento do comércio até a próxima segunda-feira, 6. Com relação ao comércio, o Art. 2º determina que “fica prorrogado até 6 de abril de 2020 o prazo de que trata o art. 2º do Decreto n. 5631, de 23 de março de 2020”, diz. Já em relação ao recesso escolar, o Art. 3º detalha que “fica antecipado o recesso escolar para o período de 17 a 30 de abril de 2020”, informa. “São medidas necessárias, importantes, para que nós possamos cada vez mais prevenir o coronavírus e evitar a sua propagação em Mossoró. Por isso, entendemos que é necessário manter as escolas municipais fechadas. Durante o mês de abril, nós teremos uma antecipação

OS RECADOS DO MINISTRO MANDETA PARA BOLSONARO

Imagem
Cada vez mais desmilinguida a relação de Jair Bolsonaro com o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandeta. Na entrevista coletiva que concedeu nesta segunda-feira, Mandeta voltou a falar por ele mesmo. É que nos últimos dias ele vinha mudando o discurso e agradando mais a Bolsonaro. Nesta segunda-feira, Mandeta decidiu falar como médico e não como auxiliar do Palácio do Planalto, e parece ter mandado recados a Bolsonaro: Ele disse, por mais de uma vez, que continuará tendo uma atuação técnica no comando do enfrentamento da crise do coronavírus, que já matou 159 pessoas no Brasil. “A pasta da Saúde continua técnica, continua científica”, afirmou. “A Saúde é um norte, um farol. Enquanto não temos uma resposta mais cientificamente comprovada, a Saúde vai falar ‘para e vamos evitar contágio’. Isso não é a Saúde ser boa ou má, estar certa ou estar errada. Isso é nosso instinto de preservação”, disse Mandetta.

PRESIDENTE DO TSE REAFIRMA QUE CALENDÁRIO ELEITORAL DAS ELEIÇÕES 2020 ESTÁ SENDO CUMPRIDO

Imagem
No âmbito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste momento ainda há plenas condições materiais de cumprimento do calendário eleitoral, apesar da crise sem precedentes no sistema de saúde do país causada pela pandemia do novo coronavírus. Além das medidas já adotadas para adequar rotinas à nova realidade e seguir as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades médicas e sanitárias – entre as quais a restrição da circulação de público no Tribunal, a suspensão de eventos, o trabalho remoto, o incremento das votações pelo Plenário Virtual, a suspensão de prazos processuais – por meio da Resolução 23.615/2020 , e a implantação da possibilidade de realização de sessões por videoconferência a partir da próxima semana, o Tribunal segue orientando suas ações no sentido do estrito cumprimento das etapas do calendário. Estas, em essência, estão previstas pela legislação federal e pela Constituição da República. Assim sendo, em viés jurídico qualquer iniciativa em senti

TRIBUNA DO NORTE DEMITE PROFISSIONAIS

Imagem
Circulam informações de que o  Jornal Tribuna do Norte , de  Natal  (RN), demitiu um total de  22 funcionários . Alguns com mais de  20  anos de serviços prestados. O esforço da  TN  ainda é grande para se manter funcionando diante da crise. A expectativa de futuro não é da melhor. Na  Inter TV Cabugi  muitos já foram demitidos e a crise continua por lá no  “se segura nos trinta” .

BRASIL JÁ TEM 165 MORTOS E 4.661 CASOS CONFIRMADOS

Imagem
As secretarias estaduais de Saúde acabam de atualizar os números da Covid-19. O Brasil já tem 4.661 casos confirmados e 165 mortos.

APÓS TWITTER, FACEBOOK E INSTAGRAM APAGAM POST DE BOLSONARO

Imagem
O Facebook e o Instagram seguiram o Twitter e apagaram post do presidente Jair Bolsonaro com vídeo da visita que fez a comerciantes e ambulantes de Ceilândia, neste domingo (29). “Removemos conteúdo no Facebook e Instagram que viole nossos Padrões da Comunidade, que não permitem desinformação que possa causar danos reais às pessoas”, afirmou nota da empresa, em referência à recomendação de evitar aglomerações para evitar o contágio com o novo coronavírus.

GOVERNO VAI ESTENDER QUARENTENA NO RN ATÉ O FINAL DE ABRIL

Imagem
O Saiba Mais – Agência de Reportagem – destaca que a governadora Fátima Bezerra (PT) vai estender o período de quarentena no Rio Grande do Norte pelo menos até o final de abril. Segundo a reportagem, a Casa Civil já trabalha o texto do novo decreto para renovar as medidas em vigor que inclui uma série de restrições para estabelecimentos comerciais, transporte público e também proíbe aglomerações em locais públicos. O decreto atual tem validade até a próxima quinta-feira (2).

BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO ATINGIU 700 MILHÕES DE METROS CÚBICOS

Imagem
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu (RN), acumula nesta segunda-feira 701,87 milhões de metros cúbicos. De ontem para hoje, 30, o nível da barragem elevou mais quatorze centímetros e o volume aumentou em 11,86 milhões de metros cúbicos. A reserva hídrica do maior reservatório do RN, que tem capacidade de acumular 2,4 bilhões de metros cúbicos, está em 29,58%. Faltam 12,79 metros para o início da sangria.

DEZ MÉDICOS DO RN COM O CODIV-19

Imagem
Pelo menos  10  médicos já foram contaminados no  RN  com o  Cidiv-19 . Quatro deles estão hospitalizados e três em estado grave. Três estão em isolamento familiar. Um número considerável.

PRIMEIRA-DAMA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE ANUNCIA QUE ESTÁ COM CORONAVÍRUS

Imagem
A Primeira-Dama de São Gonçalo do Amarante, Terezinha Maia, anunciou por seu instagram que está com Coronavírus:

EX-TREINADOR RENÉ SIMÕES TESTA POSITIVO PARA O NOVO CORONAVÍRUS

Imagem
O ex-técnico René Simões divulgou por meio da sua conta no Instagram, que testou positivo para o novo coronavírus(covid-19). Ele apareceu em um vídeo fazendo embaixadinhas e conta que dia 16 de março sentiu os sintomas e realizou o exame. Porém, apenas nesse sábado (28) teve a confirmação que contraiu o vírus. “Dia 16 de março senti os sintomas do covid-19. Fui ao hospital e me testaram. Por precaução, mesmo não sabendo o resultado, fiquei em isolamento no meu quarto. Não saí dele e tinha tudo separado para mim dentro de casa. Tudo era higienizado e ninguém entrava no quarto. Somente hoje recebi o resultado que foi positivo,“ disse. René Simões teve destaque na seleção da Jamaica entre 1994 e 1998, e conquistou uma vaga para a Copa do Mundo da França(98), a única participação do país na competição. Comandou também a Seleção Brasileira feminina nos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia (2004) e encerrou a participação com a medalha de prata. Ele teve passagens por clubes bras

EQUIPE DO COMITÊ DE COMBATE AO COVID-19 DA SMS DE ALTO DO RODRIGUES FAZ MUTIRÃO NA FEIRA LIVRE

Imagem
No enfrentamento a pandemia do coronavírus (covid-19), a equipe do comitê combate/covid-19, secretários municipais, Leoneide Dantas (Saúde), Francisco Paiva (Agricultura), sub-tenente da polícia militar, Da Costa, profissionais da área de saúde (enfermeira, supervisor de endemias, agentes de saúde e de apoio logístico da SMS), e equipe da Comunicação (Secom), estiveram visitando a feira livre do município neste domingo (29), realizando um mutirão com o objetivo de levar as orientações aos feirantes e clientes, sobre a prevenção e o combate ao novo coronavírus, além de fiscalizar possíveis irregularidades as novas regras e restrições.  Ficou definido que durante a feira livre, haveria somente a comercialização de gêneros alimentícios considerados de primeira necessidade, respeitando a distância mínima de dois metros, entre as pessoas e bancas; a proibição de aglomeração de pessoas, assim como, o acesso ao local por crianças, idosos com mais de 60 anos de idade, e pessoas do grup

MÃE PEDE ORAÇÕES E DIZ QUE SUA FILHA DE 1 ANO E 8 MESES TESTOU POSITIVO PARA O COVID-19 , EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Imagem
Na noite deste sábado, 28, uma mãe pediu orações por sua filha, uma menina de 1 ano e 8 meses, em um grupo de WhatsApp de um conjunto habitacional de São José de Mipibu. No texto, a genitora comunica que o teste da sua filha deu positivo para COVID-19 (novo Coronavírus). Entramos em contato com a mãe para saber a veracidade da informação, e ela confirmou a informação difundida nos grupos de notícias, e que a menina recebeu alta hospitalar direto para a quarentena domiciliar. “Pensei que era uma pneumonia, mas hoje, após ela receber alta, nos ligaram do laboratório para avisar que o teste deu positivo,” disse a mãe. Ela também ressaltou uma enorme preocupação com seus sogros, que já têm uma certa idade, e tiveram contato com a criança. “Estou muito preocupada com meus sogros, que são de idade, mas tenho fé que tudo vai dar certo. Peço orações por minha família, e sei que a cidade de São José de Mipibu vai seguir as orientações pra combater esse vírus,” enfatizou a mãe

PROFESSOR DA UERN É PRIMEIRA MORTE POR CORONAVÍRUS NO RN

Imagem
A Secretaria de Estado da Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró acabam de confirmar, na noite deste sábado (28/03), o primeiro óbito pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte. A vítima era o professor do Departamento de Química da UERN, Luiz Di Souza, de 61 anos, com histórico de diabetes, e que teve contato com caso suspeito. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ O paciente deu entrada em hospital privado na cidade de Mossoró no dia 21 de março, na última sexta-feira (27) teve a confirmação que estava com a Covid-19, indo a óbito na noite deste sábado. O Governo do RN e a Prefeitura de Mossoró se solidarizam com a família e desejam força para superar esse difícil momento. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A morte de um potiguar por Covid-19 reforça o que tem sido recomendado diariamente: a população que pode, deve ficar em casa, e todos devem seguir as orientações das autoridades sanitárias. Esse período exige de cada um de nós consciência e responsabilidade.

TRIBUNAIS, MP E DEFENSORIA EMITEM NOTA CONJUNTA COBRANDO CUMPRIMENTO DO ISOLAMENTO SOCIAL CONTRA O CORONAVÍRUS NO RN

Imagem
Os tribunais, o Ministério Público e a Defensoria Pública dos âmbitos estaduais e federais do Rio Grande do Norte emitiram nota conjunta reforçando a necessidade de se cumprir o isolamento domiciliar para evitar a propagação do novo coronavírus. A nota reforça que a Organização Mundial da Saúde ainda não revogou a medida, e que o isolamento tem sido eficiente contra a pandemia em diversos países. “O momento recomenda ouvir a voz lúcida da comunidade científica mundial: fiquem em casa para preservação de vidas”, declararam. O posicionamento foi assinado pelo Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, pela Justiça Federal, pelo Tribunal de Justiça do Estado, pela Defensoria Pública do Estado, pelo Tribunal de Contas do Estado, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região e pelo Ministério Público do Trabalho. A nota de alerta reforça que os decretos estaduais que determinam fechamentos de estabelecimentos e outros locais são embasados em argumentos médico

VEJA COMO DEVE FUNCIONAR E QUEM DEVE TER DIREITO AO PAGAMENTO DE R$ 600 PARA TRABALHADORES INFORMAIS

Imagem
Aprovado pela Câmara dos Deputados na quinta-feira (26), o pagamento de auxílio emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais ainda não tem data para começar a valer. O projeto precisa passar pelo crivo do Senado e ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro antes de vigorar. Os senadores devem se debruçar sobre a matéria na próxima semana. O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, reforçou nesta sexta-feira (27) esse caminho burocrático que precisa ser superado antes de o dinheiro chegar nas mãos dos cidadãos afetados pela crise. Guimarães adiantou que, após o aval do Senado, o governo federal terá de editar decreto detalhando as regras para o repasse do benefício. — Já tivemos milhões de pessoas que foram até as agências para perguntar sobre este benefício. Por isso estamos falando que precisa do Senado e do decreto porque, senão, certamente hoje teremos pessoas lá — disse Guimarães. Inicialmente, a equipe econômica admitia conceder R$ 200 aos inf

PREFEITO DO PT MORRE POR CORONAVÍRUS NO INTERIOR DO PIAUÍ

Imagem
O Estado do Piauí registrou na sexta-feira (27) a primeira morte por coronavírus. Trata-se do prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antônio Felícia (PT). A Secretaria de Estado da Saúde informou neste sábado (28) que a morte do prefeito foi causada pela covid-19. O laboratório público estadual realizou dois exames para confirmar a presença do vírus. "Na manhã deste sábado, 28 de março, os exames do prefeito testaram positivo para o novo coronavírus", informou o governo. O prefeito, de 57 anos, chegou a ser atendido no Hospital Dr. José Brito Magalhães, no município de Piracuruca, mas não resistiu. "Ele tinha histórico de diabetes e teve uma evolução rápida da doença", completa o governo do Estado do Piauí.

RN TEM 45 CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS EM SEIS CIDADES

Imagem
Com 17 novos casos confirmados neste sábado (28) pela Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Norte passa a ter 45 pessoas com o novo coronavírus - Covid-19. Até esta sexta-feira (27), 28 pacientes haviam testado positivo para a doença . De acordo com a pasta, os casos estão distribuídos em seis cidades do estado, sendo a maioria na capital potiguar. Natal tem 22 pacientes, seguida por Mossoró (14), Parnamirim (6), Macaíba (1), Monte Alegre (1) e Passa e Fica (1). Mais informações sobre os casos serão divulgadas em um novo boletim epidemiológico que deverá ser publicado neste sábado (28).

HOMENAGEM DO PREFEITO NIXON BARACHO PELOS 57 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ALTO DO RODRIGUES

Imagem

E HOJE NOSSA QUERIDA E AMADA TERRA COMPLETA 57 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA. ACORDAMOS CEDO PARA DIZER O QUANTO TE AMAMOS, ALTO DO RODRIGUES. PARABÉNS!

Imagem

EX-PREFEITO ABELARDO RODRIGUES PARABENIZA MUNICÍPIO PELOS 57 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Imagem