OS CAMINHOS QUE PODEM APROXIMAR (OU NÃO) FÁTIMA E CARLOS EDUARDO


Segundo colocado nas eleições de 2018 e fortíssimo na Grande Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) é o principal quadro das oligarquias para 2022.

Diria que é a única esperança de retomada de fôlego para as famílias tradicionais da política potiguar.

As pesquisas até aqui mostram que o melhor caminho pra ele seria o Senado. Disputa em aberto em que ele parte em vantagem impulsionado pela Grande Natal onde tem um recall positivo por ter sido prefeito bem avaliado na capital por quatro vezes.

Distanciado do prefeito Álvaro Dias (PSDB), Alves abriu as portas para uma aproximação com a governadora Fátima Bezerra (PT). Ele sabe que é difícil enfrentá-la em 2022. Por outro, ele é ciente que pode ser fundamental em Natal, onde a petista tem mais dificuldade de aceitação.

Seria o encaixe perfeito. Carlos precisa de Fátima no interior onde é fraco e ela dele na capital onde escorrega nas pesquisas.

É uma aliança possível entre os adversários que polarizaram a disputa pelo Governo em 2018? Em se mantendo o cenário das últimas pesquisas eu diria que sim se ambos fizerem um cálculo pragmático.

Carlos Eduardo já fez.

Deu entrevistas sinalizando que pode conversar com o PT, elogiou a governadora e disse ter se afastado de Álvaro Dias. O reposicionamento do pedetista trava o tucano que tem uma prima da esposa dele (Aila Ramalho) como vice. É justamente esse fator que breca uma ida de Dias a uma disputa pelo Governo mesmo sendo o nome mais competitivo da oposição.

Uma aliança Fátima/CEA só ocorrerá se for necessária para ambos. Para o ex-prefeito está bem clara essa necessidade devida sua falta de votos no interior. Fátima tem dificuldades na capital, mas vai bem no interior embora sem uma grande margem.

Há potencial para ampliar essa vantagem e em se confirmando essa tendência ela não precisará da aliança com o ex-adversário que lhe provocaria desgastes internos no partido que tem um senador, Jean Paul Prates, que já se colocou como candidato a reeleição. Valeria a pena brecar a entrada de Álvaro na disputa caso seja necessário excluí-lo.

Em se estabilizando o cenário atual de dificuldades na Grande Natal e a necessidade de neutralizar Álvaro, Carlos Eduardo é fundamental para Fátima.

A possibilidade de aliança dependerá do desenrolar dos próximos capítulos do processo eleitoral no Estado.