“VOU DAR O MEU LUGAR PARA QUEM ESTÁ APAVORADO”, DIZ BOLSONARO SOBRE TOMAR VACINA CONTRA A COVID


O presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que será o último vacinado contra a Covid-19 no Brasil. Ele afirmou nesta sexta-feira 11 que será sua forma de “dar exemplo”. O presidente falou com jornalistas em frente ao Palácio da Alvorada, antes de viajar para São Mateus (ES).

“Eu como chefe de Estado vou dar meu lugar a vocês, vou ser o último a ser vacinado. Eu tenho que dar exemplo, alguns acham que o exemplo é se vacinar, não, exemplo é dar lugar pra quem está apavorado. Tem gente apavorada aí dentro de casa esperando para sair depois de ser vacinada”, disse o presidente.

Bolsonaro completou 66 anos em 21 de março, integra o grupo que pode ser vacinado no Distrito Federal desde 3 de abril. O chefe do Executivo diz que já foi infectado pelo vírus e que, por isso, teria imunidade. As autoridades de saúde, no entanto, confirmam a possibilidade de reinfecção.

Nesta sexta-feira, o presidente repetiu que solicitou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um estudo para suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras a quem já foi infectado pela covid-19 e a quem já foi vacinado contra a doença.

“Quem vai decidir é ele, não o parecer, né? Se bem que quem decide na ponta da linha é o governador e o prefeito, eu não apito nada, né? É ou não é? Segundo o Supremo [Tribunal Federal], quem manda são eles. Mas nada como você estar em paz com a sua consciência aí”, declarou Bolsonaro.

O presidente defendeu mais uma vez o tratamento precoce contra a covid-19, cuja eficácia não é comprovada cientificamente. Disse que há indícios de supernotificação nos Estados e que o uso desses medicamentos seriam responsáveis pelo, na avaliação dele, baixo número de mortes.

“O Brasil seria um dos países com menor número de mortes por milhão de habitantes [sem a suposta supernotificação]. E daí qual é o segredo? Qual é o mistério? Por que que seria? Obviamente pelo tratamento precoce”, disse.