POLÍCIA FEDERAL FAZ OPERAÇÃO CONTRA A PRECISA MEDICAMENTOS EM SÃO PAULO


A PF (Polícia Federal) realiza na manhã desta 6ª feira (17.set.2021) uma operação na sede da Precisa Medicamentos em São Paulo. A ação de busca e apreensão foi pedida pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid e autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Eia a
íntegra do pedido da comissão (297 KB).

Segundo o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a operação tem como foco o contrato da Precisa com a farmacêutica indiana Bharat Biotech. “A CPI tentou de todas as formas obter essas informações e não logrou êxito. Fez-se necessário, para prosseguimento das apurações, a utilização deste instrumento judicial”, disse o relator da comissão em seu perfil no Twitter.

Em nota, os advogados da Precisa afirmaram que a operação desta 6ª feira (17.set) é “inadmissível, num estado que se diz democrático de direito”. De acordo com a nota, a empresa entregou todos os documentos requisitados, além dos empresários da Precisa terem comparecido à CPI e outros órgãos sempre que convocados.

A Bharat Biotech, fabricante da vacina Covaxin, comunicou que encerrou o seu contrato com a Precisa Medicamentos em 23 de julho. Na época a empresa não informou o motivo para rescindir o contrato com a companhia brasileira, mas afirmou que a Precisa apresentou documentos falsos ao Ministério da Saúde.

Cartas com assinaturas supostamente de diretores da Bharat foram enviadas ao Ministério da Saúde como uma procuração que Precisa era a representante legal da companhia. A negociação entre a Precisa e o ministério foi cancelada.

O Poder360 entrou em contato com a Bharat Biotech, mas não obteve uma resposta até a publicação desta reportagem. O espaço continua aberto.

A tentativa da empresa brasileira de vender a Covaxin ao Ministério da Saúde é investigada pela CPI da Covid.

O deputado Luis Miranda (DEM-DF) e o irmão dele, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, apresentaram aos senadores supostas irregularidades no contrato da Covaxin. Afirmaram que houve pressões internas no ministério para que a compra da vacina fosse aprovada.

Depois que o caso foi levado à CPI, o ministério decidiu suspender o contrato de compra de 20 milhões de doses da vacina por R$ 1,6 bilhão. Segundo a pasta, a decisão foi tomada por recomendação da CGU (Controladoria Geral da União).

O MPF (Ministério Público Federal) pede investigação na esfera criminal contra o Ministério da Saúde por identificar indícios de crime de improbidade administrativa no contrato do órgão com a Precisa.

Além disso, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está sendo investigado pela Polícia Federal pelo suposto crime de prevaricação. Ou seja, mesmo sabendo das irregularidades na compra da Covaxin, o presidente não as teria notificado às autoridades. O deputado Luis Miranda e o irmão dele afirmaram à CPI que alertaram o presidente.

Eis a íntegra da nota da Precisa Medicamentos:

“É inadmissível, num estado que se diz democrático de direito, uma operação como essa de hoje. A empresa entregou todos os documentos à CPI, além de três representantes da empresa terem prestado depoimento à comissão. Francisco Maximiano, por exemplo, prestou depoimento e respondeu a quase 100 perguntas, enviou vídeo com esclarecimentos, termo por escrito registrado em cartório, além de ter sido dispensado de depor por duas vezes pela própria CPI, em 1° de julho e 14 de julho.

Além disso, seus representantes, sempre que intimados, prestaram depoimentos à PF, CGU, além de ter entregue toda documentação ao MPF e TCU.

Portanto, a operação de hoje é a prova mais clara dos abusos que a CPI vem cometendo, ao quebrar sigilo de testemunhas, ameaçar com prisões arbitrárias quem não responder as perguntas conforme os interesses de alguns senadores com ambições eleitorais e, agora, até ocupa o Judiciário com questões claramente políticas para provocar operações espalhafatosas e desnecessárias. A CPI, assim, repete o modus operandi da Lava Jato, com ações agressivas e midiáticas, e essa busca e apreensão deixará claro que a Precisa Medicamentos jamais ocultou qualquer documento.

Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso, advogados da Precisa Medicamentos”