TAVEIRA AFIRMA TER CERTEZA QUE PRIMEIRA DAMA SERÁ INDICIADA PELA “FURA FILA”


O prefeito de Parnamirim Rosano Taveira (Republicanos), concedeu uma entrevista a uma emissora de rádio no último fim de semana, onde aparece em um vídeo que circula nas redes sociais, afirmando que a sua esposa Alda Lêda Torres Taveira, Secretária Municipal de Assistência Social – SEMAS, responde a 9 processos judiciais no âmbito da Operação Fura Fila, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, para apurar um esquema de vendas de exames e consultas médicas com fins eleitorais. No mesmo vídeo, o prefeito de Parnamirim afirma que já tomou “consciência” de que outros “6 processos” envolvendo o nome da primeira dama, poderão vir à tona nos próximos dias.

Em um outro trecho da entrevista, Taveira admite: “Ela será indiciada com certeza, mas não no grau que está lá”.

O prefeito sugere que: “A primeira dama é assistente social” E questiona: “Qual é a pessoa que nunca pediu ajuda a um deputado para um exame ou qualquer coisa? Se me disseram que ela pecou ou cometeu algum erro, o que ela pode fazer é se defender”, respondeu.

A probabilidade da concretização da delação do vereador de Parnamirim Diogo Rodrigues da Silva, apontado como líder do esquema, que poderá detalhar aos investigadores como funcionava todo o esquema e que os nomes de políticos importantes, inclusive o envolvimento da primeira dama Alda Lêda.

Prefeito tenta negar o que disse em vídeo

Na tarde desta segunda-feira, o prefeito Rosano Taveira recebeu nossa equipe em seu gabinete, onde negou o que havia dito no vídeo, que foi postado no blogtuliolemos (https://bityli.com/VcQbGP) : “Eu quero dizer primeiramente que o que você ouviu e viu no vídeo [da entrevista concedida a emissora de rádio] não é verdade”. E continuou: “Eu não falei isso no vídeo, que a primeira dama tinha 9 processos e vinham outros 6 [processos judiciais] por aí. O que eu falei, para que fique bem claro, é que nesse processo do Fura Fila existem 9 processos e vem mais 6. Desses 6, pelo relatório de Ministério Público, tem 2 itens [processos] que citam a primeira dama”. E enfatizou: “E, portanto, não estou desdizendo nada. Eu apenas não falei. Em momento algum, se você rever o vídeo, eu fiz referência aos 9 processos e que tinham mais 6”.

Segundo Taveira: “Sim, ela poderá ser denunciada na operação Fura Fila, como também não. Se tem 9 processos da operação e ela não foi [denunciada] em nenhum desses 9 e ainda vem mais 6, e lá no relatório anterior, quando o MP colocou a sequência [dos investigados] o nome dela [Alda Lêda] aparece. Eu não estou dizendo que ela não será indiciada”. E o prefeito cita os prováveis crimes cometidos pela primeira dama: “Os possíveis crimes que ela poderá responder é de tráfico de influência, porque ela é a primeira dama e outro [processo] eu não sei qual é. Então são apenas 2 [processos na operação Fura Fila] e pode ser até mais. Mesmo assim, eu já estou preparado para se daqueles dois [processos] vierem ela se defender”, admitiu.

Questionado se tinha conhecimento do esquema fraudulento que vinha ocorrendo dentro da Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito disse: “Eu não tinha conhecimento do esquema [Fura Fila], tive conhecimento através de vocês, que estão divulgando Fura Fila, Fura Fila, eu não sei qual é o interesse de expor o prefeito, colocar a foto estampada do Prefeito”. E concluiu: “Se eu tivesse conhecimento eu teria tomada as providências de imediato, lógico. Disso aí não tenha nem dúvida. Eu tenho uma relação boa com o Ministério Público, com certeza providências eu tinha tomado, nem que seja processos administrativos”.

Para Taveira: “Estão colocando ela [Alda Lêda] como se fosse de uma quadrilha, coisa que não é, porque é só você ler o relatório do MP está em apenas 2 itens, bem simples, poderá ser na influência”, explicou.

Embora esteja ligada a toda essa polêmica em torno do seu nome, Alda Lêda pretende ser candidata em 2022. Segundo o prefeito, “Minha mulher é pré-candidatíssima a deputada estadual. Disso não tenha nenhuma dúvida”, finalizou.