BOLSONARO BLOQUEOU 82 JORNALISTAS E 7 VEÍCULOS, DIZ ABRAJI


Levantamento da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) já bloqueou 82 jornalistas no Twitter. O chefe de Estado lidera o ranking de autoridades que mais restringiram o acesso de profissionais de mídia a seus perfis.

Bolsonaro também bloqueou pelo menos 7 veículos de comunicação, segundo a análise. São eles: Intercept Brasil, DCM, Aos Fatos, Congresso em Foco, Repórter Brasil, O Antagonista e Brasil de Fato.

Os perfis do Poder360 e do PoderData, divisão de pesquisas do Poder360, também não têm acesso à conta oficial do presidente da República na rede social.

A página de Bolsonaro no Twitter é coordenada pelo filho Carlos Bolsonaro (Republicanos), vereador no Rio de Janeiro. O 02 também está bem colocado no ranking, na 4ª posição. Carlos bloqueou 22 jornalistas, 2 a mais que o irmão 03, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e 5 à frente do 01, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A lista conta ainda com ministros, ex-ministros e auxiliares do governo atual, além da congressistas da base de apoio.

BLOQUEIOS FORA DOS BOLSONARISTAS

Os 1ºs colocados entre não apoiadores do presidente lideram com apenas 2 bloqueios cada. É o caso do juiz responsável pela Operação Lava Jato no Rio, Marcelo Bretas, e do governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB).

Políticos da oposição, como os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL), os deputados Joice Hasselmann (PSL-SP) e Gleisi Hoffmann (PT-RS) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também aparecem na lista, com 1 bloqueio.