GOVERNO DO ESTADO PASSA A EXIGIR PASSAPORTE VACINAL PARA BARES, RESTAURANTE E SHOPPINGS


O governo do Rio Grande do Norte vai publicar um novo decreto com medidas para conter o avanço da covid-19 e da gripe no estado. O comprovante da vacina será exigido em shoppings, bares e restaurantes, além de outros estabelecimentos, que funcionem com ar-condicionado, independente da capacidade de pessoas. Em estabelecimentos abertos, com menos de 100 pessoas, não será necessário apresentar o passaporte vacinal. Caso o público passe desse número, haverá a exigência.

"Vai funcionar na fiscalização da entrada das pessoas em ambientes públicos. Estamos exigindo o passaporte em locais fechados. O intuito é fazer as pessoas aderirem ao processo de vacinação, cumprir todas as etapas dentro do calendário. O passaporte só é válido se estiver com todas as doses dentro do prazo", explicou Raimundo Alves, chefe do Gabinete Civil do governo do Estado.

A comprovação das doses poderá ser feita pelo RN Mais Vacina, Conecte SUS e com a carteira de vacinação tradicional. 

Segundo Raimundo Alves, o decreto recomenda ainda que os eventos de rua sejam suspensos pelos municípios. "Será feita uma fiscalização mais intensa. As forças de segurança estarão à disposição para garantir que só vai ter acesso aos eventos as pessoas que cumprirem as etapas de vacinação", acrescentou.

Caso as exigências não sejam cumpridas, Raimundo Alves explicou que o evento poderá ser interrompido no momento da realização. "Evento pode ser fechado pela Polícia Militar, caso a liberação tenha sido feita pelo governo do Estado. Se foi liberado pelo município, cabe ao município, mas a Polícia Militar estará à disposição", pontuou.

Para garantir a segurança sanitária dos eventos, o chefe da Casa Civil do governo afirmou que os organizadores serão convocados para rediscutir os protocolos. 

O decreto será publicado nesta terça-feira (18) e deve começar a valer na sexta-feira (21). As medidas terão vigor até o dia 16 de fevereiro. "Como fizemos nos outros decretos, até lá, nós vamos reavaliar para tomar novas decisões", completou Alves.

Com informações do Portal da Tropical