SAIBA COMO DESTINAR PARTE DO SEU IMPOSTO DE RENDA PARA PROJETOS SOCIAIS; PRAZO PARA DECLARAR ACABA DIA 31


Ainda não fez a declaração do seu Imposto de Renda 2022? Então, se atente pois o prazo para declarar termina às 23h59 do próximo dia 31. E, em Natal, ainda é possível acertar as contas com a Receita Federal e ao mesmo tempo ajudar instituições de caridade.

Os contribuintes podem destinar parte do seu Imposto de Renda (IR) à instituições socioassistenciais por meio da Campanha Restitua Amor. Criada em 2020 pela prefeitura da cidade, a campanha tem como objetivo sensibilizar o contribuinte a destinar até 6% do imposto devido para os Fundos Municipais da Pessoa Idosa (Fumapi) e da Infância e Adolescência (FIA). 

Segundo a Prefeitura do Natal, o contribuinte pode destinar, simultaneamente, para o FIA (até 3%) e Fumapi (até 3%). 

As doações são repassadas diretamente para esses fundos e os respectivos conselhos municipais definem, por meio de edital, onde o dinheiro será investido. A possibilidade de fazer essa destinação existe desde 2012, mas apenas 3% dos contribuintes brasileiros fazem esse encaminhamento, segundo dados da Receita Federal do Brasil.

No primeiro ano da campanha em Natal, foram destinados R$ 209,5 mil às instituições. Já em 2021, as contribuições somaram R$ 407 mil, quase o dobro do ano anterior.

É importante destacar que a contribuição para a campanha não significa o pagamento de qualquer valor a mais. Esse tipo de destinação direciona o recurso e evita que 100% do imposto vá para os cofres do Tesouro Nacional.

Como doar 

Nas doações para projetos sociais, os contribuintes não podem escolher uma entidade específica. Eles devem escolher o modelo completo e entrar na opção “Doações Diretamente na Declaração”. No formulário, deve clicar no botão “Novo” e escolher o fundo para o qual pretende doar.  

Caso o contribuinte opte por destinar parte dos recursos do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência (3%) e para o Fundo do idoso (3%), serão geradas duas DARFs para o pagamento, sem que essa operação interfira em outras deduções da declaração e sem gerar custos adicionais para o contribuinte.  

Projetos sociais  

Desde 2006, a ONG Atitude e Cooperação desenvolve projetos voltados para educação cidadã, arte, lazer e esportes de crianças e jovens da Zona Oeste de Natal. Parte dessas ações e programas foram possíveis graças aos recursos repassados pelo FIA, aprovadas mediante edital lançado pelo fundo.  

No ano passado, a ONG conseguiu aprovação para financiar o projeto “Celeiro”, voltado para o fomento de práticas esportivas, com foco na cidadania e na inclusão social. Este ano, o objetivo é ampliar o programa de musicalização “Tocando a Vida”. 

“Quando fazemos a destinação desses 3% do imposto, podemos saber onde o dinheiro está sendo investido e por isso pedimos aos contribuintes natalenses que venham conhecer os nossos projetos e atestem o alcance e a qualidade do trabalho que é desenvolvido aqui”, ressalta o coordenador administrativo da ONG, Eduardo Ataíde.