HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FAZEM MUTIRÃO DE CIRURGIAS NO RN
Os hospitais universitários federais do Rio Grande do Norte, vinculados à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estão intensificando os atendimentos através do projeto “Ebserh em Ação”, que tem como meta ampliar em 20% a realização de cirurgias, exames e procedimentos. A iniciativa, que ocorre durante nove semanas em rede nacional e finaliza no dia 14 de dezembro, também integra a estratégia de diminuição das filas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde a implementação da ação, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol/UFRN/Ebserh) realizou 1.067 cirurgias e 1.517 exames diagnósticos. Dentre as iniciativas destacam-se o mutirão de cirurgias urológicas e atendimentos oftalmológicos em pacientes da comunidade quilombola Capoeiras, em Macaíba. Para o “Dia E”, em 14 de dezembro, estão programados 30 procedimentos cirúrgicos, 20 tomografias, 15 ultrassonografias e outros exames.
Uma das pacientes atendidas pelo Ebserh em Ação no Huol é Laísa Maria, que desde a infância sofre com desvio de septo, mas somente aos 22 anos vai realizar o sonho da septoplastia. “O principal ponto é a qualidade de vida. É conseguir respirar bem, caminhar sem cansar, e tudo isso já é um impacto muito grande para mim. Vai ser um alívio”, relata alegre com a oportunidade através da iniciativa.
Segundo Eliane Pereira, superintendente do Huol, os números e a satisfação dos pacientes refletem um esforço em conjunto da Rede, da gestão e de todos os profissionais que atuam na unidade. “Isso vai beneficiar pacientes que já estavam em preparo e aguardavam cirurgias há muito tempo. Esses procedimentos com incremento maior usam menos tempo de internação, são de nível ambulatorial”, explica.
Já na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN/Ebserh), foram 1.135 ultrassonografias, 634 mamografias bilaterais e 245 cirurgias ginecológicas realizadas desde o início da ação. No “Dia E”, serão feitas 12 histeroscopias cirúrgicas, integrando o Plano Estadual de Redução de Filas Cirúrgicas. Marcelo Lorençato, gerente de atenção à saúde da MEJC, enfatiza a integração entre ensino e assistência no projeto. “Sempre buscamos integrar ensino, pesquisa e assistência. Para o ‘Dia E’, mobilizamos colaboradores, residentes e acadêmicos para realizar os procedimentos”, relata.
No interior do estado, o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab/UFRN/Ebserh), em Santa Cruz, também alcançou números expressivos, com 631 exames de raio-X, 360 cirurgias eletivas e 1.145 mamografias, totalizando 2.136 procedimentos. No “Dia E”, serão realizados 80 exames de raio-X, 80 mamografias e 20 cirurgias. Maria Clara Rubim, superintendente do HUAB, destaca a relevância da diminuição das filas a partir desta iniciativa. “A intenção é oferecer resolutividade para os problemas de saúde da população, garantindo acesso a procedimentos que estavam com demandas reprimidas”, explica.
Expansão em rede
Desde a adesão à Rede Ebserh, em 2013, os três hospitais universitários do Rio Grande do Norte ampliaram a capacidade de atendimento. O Huol, por exemplo, aumentou de 219 para 255 leitos, enquanto a MEJC passou de 104 para 139. No Huab, o número de leitos subiu de 53 para 62. Além disso, mais de 2.700 profissionais foram contratados na última década.
Reformas recentes também fortaleceram a estrutura dos hospitais. O Huab inaugurou o Centro de Parto Normal, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, e uma nova recepção hospitalar. Na MEJC, foi inaugurada a Casa da Gestante, com capacidade para acolher gestantes e recém-nascidos de todo o estado.