UFERSA ANALISA ÁGUAS DO RIO MOSSORÓ PARA INVESTIGAR MORTANDADE DE PEIXES
A Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos de Mossoró (SEMURB) solicitou apoio da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) para investigar a morte de milhares de peixes na Barragem das Barrocas, registrada no último final de semana. A Prefeitura enviou maquinário para realizar a limpeza da barragem e amenizar os impactos ambientais.
A pesquisadora Heloisa Nascimento, formada pela UFERSA nos cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária, atualmente mestranda do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hidricos - PROFÁGUA da UFERSA Campus Pau dos Ferros, realizou nesta quinta-feira (12) coletas de amostras da água no local.
As análises preliminares incluíram medições de oxigênio dissolvido utilizando sensores específicos. As amostras foram enviadas ao Laboratório de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) da UFERSA, e resultados mais detalhados devem ser divulgados em até cinco dias.
A investigação busca determinar se a mortandade foi causada por fatores naturais, como redução do oxigênio na água, ou por contaminação.
O professor Hudson Palhano, coordenador da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido no RN, também acompanha a análise realizada pela universidade para apresentar um relatório sobre a situação à comissão.