Após a criação de um botão de contestação para comunicação de suspeitas de fraudes no Pix, os pedidos de devolução de recursos explodiram, mas o ressarcimento dos valores desviados segue abaixo de 10%, apontam dados do Banco Central (BC). Os números mostram que a maioria de reinvindicações é rejeitada pelos bancos, percentual que aumentou com o botão criado para facilitar a reclamação dos usuários. De janeiro a agosto deste ano, em média, 1,3 milhão de operações Pix foram contestadas por mês. Esse número pulou para 3,5 milhões em outubro, quando começou a funcionar o botão de contestação, um aumento de 169%. Em novembro, foram 3,4 milhões de solicitações. Já a fatia de pedidos aceitos variou de 26% na média dos oito primeiros meses de 2025 (338 mil) para 12% em outubro (422 mil) e 9% em novembro (297 mil). O percentual de recursos devolvidos, por sua vez, se manteve em 9,2% na média de janeiro a agosto (R$ 56 milhões) e em outubro (R$ 70,3 milhões), mas caiu para 7,1% em novembro (R$ 6...