BIDEN ESTÁ MAIS LENTO, MAS CABE A ELE DECIDIR SE CONCORRE, DIZ LULA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 2ª feira (1º.jul.204) que o debate norte-americano entre Joe Biden e Donald Trump expôs a “fragilidade” do candidato democrata. Para o petista, entretanto, a decisão sobre continuar ou não no pleito deve ser dele, porque só Biden sabe seu real estado de saúde.

“Se ele está bem, ele é candidato. Se ele achar que está em condições, ótimo. Mas, se ele não está, é melhor tomarem uma decisão. O que foi chato e desagradável é que no debate expuseram muito a fragilidade do Biden”, declarou Lula.

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos Joe Biden e Donald Trump estiveram frente a frente em um debate pela 1ª vez em 4 anos na 5ª feira (27.jun.2024). Durante 90 minutos, o republicano lançou ataques agressivos contra o democrata, que se apresentou oscilante e confuso em diversos momentos.

O ex-presidente voltou a fazer afirmações infundadas sobre a eleição de 2020, enquanto Biden falou rapidamente e às vezes pareceu perder o rumo em suas respostas. Acusou o republicano de mentir e de representar uma ameaça à democracia.

Lula, em entrevista à rádio Princesa de Feira de Santana (BA), chamou Trump de mentiroso. Também declarou que as eleições norte-americanas são importantes para o mundo todo.

“E do outro lado um cidadão mentiroso, porque disse, segundo o New York Times, contou 101 mentiras no debate e do outro lado o Biden com uma certa morosidade para responder às coisas, mas quem sabe da saúde dele é ele, não sou eu”, disse.

E completou: “Eu acho que tem que ser levado em conta, porque a eleição nos Estados Unidos é muito importante para o resto do mundo, não é para os EUA, é para o mundo”.
 

FHC E SARNEY

O petista disse que visitou recentemente pessoas com mais de 80 anos e que estão com saúde “precária”. Os exemplos citados por Lula foram os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney.

“Fui visitar Fernando Henrique Cardoso a semana passada, 93 anos, mas também a cabeça está boa. Falando mais lentamente por causa da idade. Eu fui visitar todas as pessoas que já passaram de 80 e poucos anos e estão meio em situação de saúde precária”, disse.

Sobre Sarney, Lula afirmou que apesar da idade (94 anos) ele continua bem e pensando nas eleições de 2026.

“Eu fui visitar o presidente Sarney essa semana no Maranhão, tem 94 anos, e está preocupado com as eleições de 2026. Pensei que ele estava aposentado, mas não está não. A cabecinha dele está a mil por hora”, declarou.