TIQUINHO “LEVOU” RN PARA O PÓDIO NA LIBERTADORES


O atacante Tiquinho Soares é paraibano de nascimento, mas tem o RN no coração após uma passagem pelo América. Num ano em que sofreu com a perda do pai e contusões, o camisa 9 saiu premiado com o título da Libertadores.


Com 50 jogos da temporada, ele entrou em campo em 13 da Libertadores ele dedicou a conquista ao pai. “Quando meu pai foi embora ele disse que a gente seria campeão da Libertadores, então estou muito feliz. Quero agradecer a todos os torcedores que tiraram um pouquinho do seu ganha-pão para estar aqui. Essa vai para o meu pai porque ele merece” disse em entrevista ao Globo Esporte.

Francisco das Chagas Soares dos Santos, popular Tiquinho Soares, nasceu em Souza, cidade com cerca de 70 mil habitantes e a mais de 400 km da capital da Paraíba. Os primeiros passos no futebol aconteceram em um projeto de bairro da sua cidade natal. Foi nessa época que recebeu o apelido de Tiquinho, por conta de ser franzino, bem diferente da força física adquirida ao longo da carreira.

Por conta da necessidade dos pais de buscar emprego, Tiquinho e sua família se mudaram para Natal, onde o centroavante recebeu sua primeira grande oportunidade no futebol. Aos 19 anos, o atacante esteve no elenco do América-RN que disputou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2010, mas teve menos de 30 minutos ao longo da passagem para mostrar seu futebol.

Sem sequência na equipe potiguar e, após rodar pelas categorias de base de times pequenos do futebol nordestino, Tiquinho Soares assinou com o CSP, onde brilhou com 10 gols no Campeonato Paraibano de 2013. Foi nesse momento que Tiquinho Soares recebeu uma proposta do Treze, um dos maiores clubes da Paraíba.

O centroavante, entretanto, não repetiu o desempenho com a camisa do Galo da Borborema e retornou ao CSP, que o emprestou para times pequenos do Rio Grande do Sul, como Veranópolis, Pelotas e Cerâmica.

Em 2014, o Nacional da Ilha da Madeira, time em que Cristiano Ronaldo iniciou sua trajetória no futebol, decidiu apostar em Tiquinho Soares. O bom desempenho atraiu o interesse do Vitória de Guimarães, que comprou seus direitos junto ao CSP. Após marcar sete gols apenas no primeiro turno do Campeonato Português, Tiquinho Soares foi contratado pelo Porto. E o brasileiro não demorou a engrenar nos Dragões. Depois de estrear marcando dois gols na vitória diante do arquirrival Sporting, o atacante terminou a primeira temporada no clube com 12 gols em 17 jogos e se consolidou como titular do vice-campeão português. Ele foi o vice-artilheiro da liga local na temporada 2016/17 com 19 gols em 31 jogos.

Pelo Porto, Tiquinho Soares se consolidou no futebol europeu. Foram cinco temporadas no clube e mais de 60 gols marcados. No período em que defendeu os Dragões, conquistou cinco títulos: dois campeonatos portugueses (17/18 e 19/20), uma Taça de Portugal (2019/2020) e uma Supertaça de Portugal (2018).

Antes da temporada 2020/21, Tiquinho Soares recebeu uma proposta irrecusável do Tianjin Teda, da China. Por conta da pandemia da Covid-19, o futebol chinês passou por uma grande crise, que atingiu o brasileiro. Sem receber salários da equipe, ele decidiu pedir a rescisão contratual depois de apenas sete jogos em seis meses.

Livre no mercado, Tiquinho retornou ao futebol europeu para defender o Olympiacos. Em agosto de 2022, Tiquinho Soares recebeu uma proposta do Botafogo para retornar ao Brasil. Dois anos depois, levanta a taça continental.