SENADO INCLUI CARNATAL NO CALENDÁRIO TURÍSTICO OFICIAL DO BRASIL; PROJETO VAI A SANÇÃO PRESIDENCIAL


O Carnatal, tradicional carnaval fora de época que ocorre na capital potiguar, passa a integrar oficialmente o calendário turístico brasileiro. A inclusão foi aprovada nesta terça-feira (4) pela Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), em decisão terminativa. O Projeto de Lei (PL) 3.034/2023, de autoria do ex-deputado e hoje prefeito de Natal, Paulinho Freire (União-RN), teve relatório favorável do senador Rogério Marinho (PL-RN) e segue agora para sanção presidencial.

O relator destacou que o gasto médio diário dos turistas ultrapassou R$ 1,5 mil, o que demonstra o impacto do evento na geração de emprego e renda. “O Carnatal é um motor importante da economia potiguar, que fortalece o comércio, os serviços e a cadeia produtiva do turismo na região”, argumentou Marinho no parecer.

Na edição de 2024 segundo o Instituto Fecomércio do Rio Grande do Norte, entre o publico presente 61,6% eram residentes no Estado e 38,4% foram turistas. A pesquisa também aferiu que 26,1% dos foliões estavam no evento pela primeira vez e que 30,3% já participavam há oito anos ou mais. “O que demonstra que temos uma atração e renovação de novos foliões e que também fidelizamos aos que já conhecem o evento”, comenta Antônio Torres, diretor de marketing de Clap Entretenimento e Carnatal, salientando que o Carnatal 2024 recebeu uma nota 9.1 numa escala de 0 a 10 do folião, o que demonstrar o elevado índice de aprovação, além disso, 92% pretendem voltar o Carnatal e 96,8% recomendam o evento para outros foliões.

“A proposta de incluir o Carnatal no calendário turístico oficial do Brasil reconhece o evento como um dos maiores da categoria no país, com a reunião anual de cerca de 140 mil foliões durante os três dias de festa, no início de dezembro; e conhecido por impulsionar a economia e o turismo locais, o Carnatal se consolidou como vitrine da cultura nordestina e ponto de atração para visitantes de todo o Brasil”, reforça Rogério Marinho.

De acordo com o Instituto Fecomércio do Rio Grande do Norte, a edição de 2024 movimentou R$ 112 milhões — um aumento de 51,8% em relação ao ano anterior. “O Carnatal alcançou um novo ciclo de excelência, consolidando sua marca como um dos maiores agentes de impacto no Rio Grande do Norte. Além de superar expectativas, o evento reconectou a cidade e gerou um impacto econômico intenso e diversificado, trazendo resultados expressivos para o setor.”, comemorou Felinto Filho, um dos diretores do Carnatal e da Clap Entretenimento, enquanto aguarda a sanção presidencial da inclusão do evento no calendário turístico oficial do Brasil.

Tribuna do Norte