DIA "D" NO COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA ATENDE CENTENAS DE PESSOAS EM ALTO DO RODRIGUES

 
  Aconteceu em Alto do Rodrigues o Dia "D" da campanha do Novembro Azul de combate e prevenção ao câncer de próstata. Centenas de homens acima de 40 anos passaram por diversos exames preventivos, incluindo a coleta para o exame de PSA (Prova do Antígeno Prostático), que foram realizados no largo do hospital e maternidade Maria Rodrigues de Melo.

Além do exame de PSA, foram realizadas no local também a aferição da pressão arterial, testes de glicemia, vacinas contra o tétano e avaliação nutricional. Foi realizada palestra sobre câncer de próstata.

 

O médico Mário Kemps ministrou uma ótima palestra sobre o Câncer de Próstata.  A população masculina presente mostravam-se bastante interessadas no assunto participando e interagindo com questionamentos feitos ao médico.

 

O objetivo da campanha Novembro Azul é o de conscientizar os homens com mais de 40 anos a realizarem, anualmente, os exames preventivos de combate ao câncer de próstata. 
 

“Infelizmente, ainda hoje mais de 90 % dos cânceres de próstata identificados estão já em estado avançado. Isso graças ao preconceito dos homens em realizar os exames preventivos. Isso tem que acabar. As pessoas têm que se conscientizar da importância de realizar o exame, pois isso salva muitas vidas”, disse a secretária de saúde, Maria Auxiliadora.
 
Até hoje, dia 27 de novembro, ainda estão sendo realizados os exames de sangue para PSA em todos os PSF (Posto de Saúde da Família) de Alto do Rodrigues.
 
Os interessados em realizar a coleta do exame laboratorial com idade acima de 40 anos, ainda podem procurar o PSF mais próximo da residência.
  

 O evento contou com um bom número de homens que corajosamente se dispuseram a fazer os diversos exames que foram oferecidos durante a Campanha Novembro azul no município.

Enquanto eles eram atendidos, os violeiros Joacy Zacarias de Pendências e Joãozinho de Carnaubais, animavam a festa com seus mais belos repentes voltados a campanha.

Após a palestra foram servidos diversos lanchinhos ao público presente que ainda concorreram a vários brindes durante os sorteios. 

 

 Destaque também para o sorteio de uma bicicleta e vários celulares.

Confira outras imagens deste grande evento realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
 
 
 
 


Como prevenir e combater o câncer de próstata

Recentemente, um caso que vem ganhando grande projeção na mídia é o estado de saúde do presidente venezuelano, Hugo Chavez, que está internado desde dezembro do ano passado para a retirada de um tumor na próstata. É um tipo de neoplasia, nome dado a proliferação anormal das células, que acomete milhares de homens em todo o mundo,sendo uma das causas mais frequentes de mortes entre a população masculina. Segundo números divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), óbitos em função da doença cresceram aproximadamente 120% entre os anos de 1979 e 2006, o que é exorbitante se considerarmos a evolução da medicina em geral e, claro, do setor de oncologia nesse período.
A próstata é uma glândula masculina localizada entre a bexiga e o reto e participa da produção do sêmen, líquido que carrega os espermatozóides produzidos nos testículos. Como todo aparelho sexual masculino, tem seu funcionamento regulado pelos níveis de testosterona circulantes, que é o hormônio. Por isso, fatores genéticos influenciam no surgimento da doença e homens negros ou que tem parentes de primeiro grau que já tiveram este tipo de câncer tem mais risco de serem diagnosticados.
Uma das formas de prevenir o câncer de próstata é aderir a uma alimentação saudável, incluindo no cardápio alguns alimentos específicos. O consumo de tomate, rico em licopeno, tem sido associado a uma redução do risco do desenvolvimento de tumores na próstata. Outros alimentos como soja, chá verde, alho, cebola e brócolis também podem ter efeito protetor de câncer de próstata, segundo estudos epidemiológicos.
Exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata incluem análise de sangue e toque retal. Deve ser feito anualmente em indivíduos acima de 45 anos e, no caso dos que possuem histórico familiar da doença, é recomendado que se faça antes dos 40. Ainda há muito preconceito dos homens para a realização deste exame, mas é imprescindível para a detecção precoce e, consequentemente, a realização do tratamento adequado. Dura menos de 15 segundos, é praticamente indolor e não afeta em nada a masculinidade do paciente.
Grande parte dos óbitos se dá pelo diagnóstico tardio, muito pela resistência em fazer o exame de rastreamento além de hábitos não saudáveis ao longo da vida. Alguns desses tumores crescem de forma rápida, podendo se espalhar rapidamente para outras partes do corpo; mas, na maioria das vezes, cresce de forma lenta, levando cerca de 15 anos para atingir 1cm³. Por isso, como é um mal silencioso, casos como o de Chavez devem servir de exemplo para lembrar a todos sobre a gravidade da doença , que atingiu 60 mil brasileiros no ano de 2012, segundo números estimados pelo INCA.