SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
A Secretaria Municipal de Saúde inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe para 2015. Mais 2500 pessoas devem ser imunizadas no município. Receberá a vacina quem faz parte do grupo prioritário, ou seja, parte da população que tem maior risco de desenvolver complicações causadas pela doença. A meta é garantir a vacinação de no mínimo 80% do público-alvo, até o fim da campanha, em 22 de maio.
A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
O dia "D" no município acontecerá no próximo sábado (9), no hospital e em todos os PSF's.
· Crianças de seis meses a menores de cinco anos;
· Pessoas com 60 anos ou mais;
· Trabalhadores da saúde;
· Gestantes;
· Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);
· Portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.
Para a ação, estão sendo mobilizados todos os profissionais da atenção básica em saúde que atuarão nos postos de vacinação localizados nos seguintes locais: Sala de Vacina do Hospital, PSF 02, PSF 03, PSF 05, PSF de Sítio São José e PSF de Tabatinga.
QUEM
DEVE TOMAR
1 – GESTANTES;
2 – PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS;
3 – MULHERES PÓS PARTO (ATÉ 45 DIAS);
5 – CRIANÇAS DE 06 MESES A 05 ANOS;
6 – PORTADORES DE
DOENÇAS CRÔNICAS: (DIABÉTES,
HIPERTENSOS, OBESIDADE, DOENÇAS RESPIRATÓRIAS, CARDIOVASCULARES...)
7 –
TRABALHADORES DE SAÚDE