PREFEITURA INICIA VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA


  A equipe de profissionais da secretaria municipal de Agricultura iniciou na segunda-feira (2) a primeira etapa de vacinação contra a febre Aftosa no rebanho bovino do município, em consonância com a campanha do governo do estado através do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn).

Uma equipe da secretaria está percorrendo as propriedades rurais para realizar a vacinação do rebanho dos 192 produtores que estão com toda documentação em ordem, habilitados para a vacinação. 

Na manhã desta segunda-feira (9) uma equipe da secretaria esteve vacinando animais na comunidade de Estreito e prosseguirá com a vacinação até o dia 31 de maio, quando se encerra a campanha.

A exemplo do que fez nos anos anteriores a atual gestão municipal disponibilizou gratuitamente parte da vacina para os pequenos produtores do município através da secretaria de Agricultura. Pelas regras da campanha, os produtores devem se dirigir a uma revenda credenciada pelo Idiarn e Ministério da Agricultura, adquirir a vacina e imunizar o rebanho.

Segundo levantamento feito pela a secretaria municipal de Agricultura, a estimativa para esta primeira etapa da campanha é de vacinar de 2.500 a 3.000 animais.

Após a vacinação os produtores terão até o dia 15 de junho para efetuar a declaração junto ao Instituto, escritório da Emater/RN ou secretarias de Agricultura do município. A primeira etapa da campanha segue até o dia 31 de maio em todo o estado.


Para o produtor que vai vacinar o seu rebanho pela primeira vez, se faz necessário efetuar um cadastro no Idearn com sede no município de Assú, e logo em seguida procurar a secretaria de Agricultura do município para fazer a vacinação. Segundo informações da secretaria, quem não vacinar ficará impedido de negociar os animais e sujeito ao pagamento de multa.




Panorama do Alto