CANDIDATURA DE TEMER VIRA PIADA, SE TANTO



Depois das prisões, ontem, de mais um grupo de amigos do presidente Michel Temer, ainda se falará da candidatura dele à reeleição?

Era piada antes, porque coisa séria não era e nunca foi. Se insistirem com ela, passará a ser algo apenas ridículo, sem eira nem beira.

Prepare-se Temer para a eventualidade de ser denunciado por corrupção pela terceira vez. Ainda dá tempo.

E se a denúncia chegar à Câmara terá larga chance de ser aprovada. Os deputados querem se redimir do voto que enterrou as outras duas.

Eles estão sendo cobrados por isso nos seus Estados. Mais cobrados do que pelo voto que dariam para aprovar a reforma da Previdência.

Deputado com medo de ficar sem mandato é a coisa mais perigosa que há. Dane-se o justo e o injusto. O certo para eles é tentar sobreviver.

O núcleo duro do governo dirá que uma nova denúncia não será votada por falta de tempo hábil. Ou que a saída de Temer provocaria o caos.

Tempo hábil haverá se a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se convencer da necessidade de apresentar a denúncia.

Ao Supremo Tribunal Federal, caberá tão somente encaminhar a denúncia à análise da Câmara. Se a Câmara aceitá-la, Temer terá de se afastar.

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, assumirá a presidência da República a poucos meses de Temer deixá-la de vez. Vida que segue, pois.

Esse é o panorama visto da ponte hoje. Sabe-se lá o que mais poderá acontecer até outubro. Joaquim Barbosa, ao que parece, vem aí.