FALTAM 23 DIAS: ELEITORES CONTAM COM ASSISTENTE VIRTUAL PARA TIRAR DÚVIDAS


Uma das novidades lançadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as Eleições Municipais de 2020 é o Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp. Trata-se da primeira parceria do gênero entre a Justiça Eleitoral e a WhatsApp Inc. O chatbot foi desenvolvido pelo Infobid, um dos principais provedores de serviços para o aplicativo.

Para interagir com o assistente virtual, acesse a câmera do seu celular e a aponte para o QR Code na imagem acima ou adicione o telefone +55 61 99637-1078 à sua lista de contatos. Também pode ser acessado por este link.

O canal do TSE traz diversos assuntos de interesse do eleitor, como dia, horário e local de votação. Respostas às perguntas mais comuns enviadas para a Justiça Eleitoral também são encontradas no chabot.

Um dos grandes destaques do assistente virtual é o Fato ou Boato. Ao selecionar o item, o usuário pode acessar conteúdos desmentidos por agências de checagem de informações. É uma ferramenta que facilita o acesso do cidadão à Justiça Eleitoral, evitando que ele vote com insegurança em novembro. Por meio de uma “conversa” com o bot, é possível acessar inúmeros links de serviço, baixar o aplicativo e-Título e conhecer dicas para eleitores e mesários.

chabot do TSE no WhatsApp é mecanismo que a pessoa pode compartilhar com quem faz parte do seu círculo de relacionamento. Para isso, basta salvar o número na agenda, clicar em Bot no WhatsApp, deslizar a tela até o final e apertar “Compartilhar empresa”. Por fim, é preciso selecionar para quem deseja enviar o telefone do assistente digital do TSE. O procedimento ajuda a acabar com o “disse-me-disse” sem fundamento nas eleições.

RH/LC, DM