SIN INFORMA QUE PONTE NÃO SOFREU DANOS COM COLISÃO
Próximo de completar 17 anos de inauguração, a Ponte Newton Navarro, que conecta os bairros da zona Norte e Leste de Natal, ainda não possui um sistema reforçado de proteção ao tráfego naval. Sem as defensas para evitar danos, uma embarcação que transportava pás de torres de energia eólica bateu na base da construção durante a tarde desta segunda-feira (22). A Secretaria de Estado de Infraestrutura (SIN) informou que constatou apenas uma pequena avaria em placas metálicas que revestem a estrutura de concreto.
De acordo com o Comando do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil, a embarcação tinha origem do Porto de Pecém, no Ceará, com destino ao Rio Grande do Sul, mas precisou entrar no Porto de Natal após enfrentar “condições climáticas adversas”. A colisão aconteceu enquanto o dispositivo, composto por um rebocador, “TS ARROJADO”, e uma balsa, “TS 7”, tentava passar por baixo da Ponte, manobrando em uma curva.
Após o incidente, uma equipe de Inspeção Naval da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) também foi enviada ao local para averiguar aspectos de segurança de navegação. Não foi constatado qualquer vítima ou indícios de danos ambientais. “Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades da ocorrência”, cita a Marinha do Brasil em nota.
Procurada, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), autoridade portuária responsável pelo Porto de Natal, informou que a embarcação atracou após a batida.
No projeto original, em 2004, existia a previsão de instalação das defensas na Ponte. Já em 10 de julho deste ano, Sílvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, em audiência com a governadora Fátima Bezerra, garantiu recursos ao Governo do Estado para a construção das defensas dos pilares centrais, com um salto de orçamento inicial estimado para R$45 milhões. Não há detalhamento desse valor.
Questionada, a SIN afirmou que participou de uma reunião durante a semana passada acerca das defensas, junto ao Ministério dos Portos e Aeroportos. “Os projetos básicos estão prontos — a próxima fase é o desenvolvimento dos projetos executivos — e posterior contratação das obras”, cita a nota. Os recursos envolvidos deverão ser repassados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que ficará responsável pela execução das obras de instalação das proteções.
A previsão é que Sílvio Costa Filho esteja no Rio Grande do Norte em agosto, ocasião em que fará o anúncio deste investimento, além de R$60 milhões para a obra de dragagem do Rio Potengi e mais R$10 milhões para as defensas do cais do Porto de Natal.
De acordo com o Comando do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil, a embarcação tinha origem do Porto de Pecém, no Ceará, com destino ao Rio Grande do Sul, mas precisou entrar no Porto de Natal após enfrentar “condições climáticas adversas”. A colisão aconteceu enquanto o dispositivo, composto por um rebocador, “TS ARROJADO”, e uma balsa, “TS 7”, tentava passar por baixo da Ponte, manobrando em uma curva.
Após o incidente, uma equipe de Inspeção Naval da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) também foi enviada ao local para averiguar aspectos de segurança de navegação. Não foi constatado qualquer vítima ou indícios de danos ambientais. “Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades da ocorrência”, cita a Marinha do Brasil em nota.
Procurada, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), autoridade portuária responsável pelo Porto de Natal, informou que a embarcação atracou após a batida.
No projeto original, em 2004, existia a previsão de instalação das defensas na Ponte. Já em 10 de julho deste ano, Sílvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, em audiência com a governadora Fátima Bezerra, garantiu recursos ao Governo do Estado para a construção das defensas dos pilares centrais, com um salto de orçamento inicial estimado para R$45 milhões. Não há detalhamento desse valor.
Questionada, a SIN afirmou que participou de uma reunião durante a semana passada acerca das defensas, junto ao Ministério dos Portos e Aeroportos. “Os projetos básicos estão prontos — a próxima fase é o desenvolvimento dos projetos executivos — e posterior contratação das obras”, cita a nota. Os recursos envolvidos deverão ser repassados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que ficará responsável pela execução das obras de instalação das proteções.
A previsão é que Sílvio Costa Filho esteja no Rio Grande do Norte em agosto, ocasião em que fará o anúncio deste investimento, além de R$60 milhões para a obra de dragagem do Rio Potengi e mais R$10 milhões para as defensas do cais do Porto de Natal.