AÇÃO DA LIGA SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO RECEBE CERCA DE 800 PESSOAS EM NATAL


A Liga Contra o Câncer atendeu 95 pessoas na primeira ação da campanha nacional Julho Verde, de conscientização sobre diagnóstico precoce de câncer de cabeça e pescoço, que aconteceu durante o fim de semana, no shopping Midway Mall, em Natal. Os pacientes fizeram a triagem com uma equipe de 14 profissionais entre cirurgiões de cabeça e pescoço, dentistas e otorrinolaringologistas. Ao todo, a ação recebeu cerca de 800 visitantes.

O aposentado Jonares Nazário de Araújo, 76 anos, foi um dos participantes. Morador do Conjunto Amarante, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Natal, ele disse que resolveu buscar ajuda médica por sentir um incômodo na garganta há algum tempo. “Resolvi buscar ajuda porque tenho me engasgado constantemente e sinto que tem algo na minha garganta”, disse.

Os participantes detalharam os principais sintomas e foram atendidos pela equipe multiprofissional e por voluntários. Diversos métodos foram utilizados para atrair o público, com orientações fonoaudiológicas, nutricionais, além de atividades lúdicas, como um “passeio” pela cavidade oral utilizando a tecnologia de realidade virtual, desenvolvida pela EVIS, startup do setor de inovação da LIGA. A ação também contou com o “espelhódromo”, uma parede de espelhos, para incentivar o autoexame.

O superintendente da Liga, oncologista Roberto Sales, disse que ações como o “Dia D do Julho Verde” têm como objetivo divulgar os sintomas e mostrar a importância do diagnóstico precoce.

“Eventos como esse feitos pela Liga Contra o Câncer e outras instituições são essenciais para chamar a atenção da população para o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. Não é só diagnosticar, mas divulgar os sintomas para que outros casos sejam descobertos mais cedo e, com isso, os pacientes tenham um aumento da sobrevida, mas que possam viver com qualidade”, ressaltou o médico.