COMITIVA DA FIFA VISITA ARENA DAS DUNAS, CANDIDATA A SEDE DA COPA DO MUNDO FEMININA


Os observadores da FIFA visitaram Natal para avaliar as condições da Arena das Dunas como possível sede de jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. A inspeção ocorreu com a participação de representantes da praça multiuso, Governo do Estado, Prefeitura do Natal, Federação Norte-rio-grandense de Futebol e órgãos de Segurança Pública. Durante a visita, os inspetores não fizeram comentários sobre a avaliação, informando que o resultado do processo seletivo será divulgado no início de 2025, quando serão anunciadas as cidades-sede.


Com a Arena das Dunas em condições impecáveis, os representantes da candidatura de Natal acreditam que a cidade causou uma boa impressão, especialmente considerando que o estádio está em nível superior ao da sua inauguração em 2014.

Após essa primeira inspeção, novas avaliações, focadas em centros de treinamento e hotéis para as seleções, serão realizadas em novembro. Pelo menos oito estádios são necessários para organizar o torneio, que será realizado entre junho e julho de 2027.

Em termos de infraestrutura, o fato de a Arena das Dunas estar localizada no centro da cidade, próxima a shoppings, rede hoteleira e hospitais, gera otimismo entre as autoridades locais. Nenhuma outra arena brasileira oferece condições semelhantes.

“É com grande alegria e confiança que recebemos a comitiva da FIFA para a inspeção na Arena das Dunas. O Rio Grande do Norte conta com uma estrutura hoteleira de mais de 40 mil leitos, gastronomia de qualidade internacionalmente reconhecida, localização privilegiada com conexões aéreas para a Europa e o Brasil, clima excepcional, praias paradisíacas, pontos turísticos únicos e um povo acolhedor e hospitaleiro. Estamos prontos para realizar a melhor Copa de todos os tempos”, afirmou Kayo Feitosa, subgerente de promoção regional da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).

A visita faz parte de um cronograma de vistorias iniciado em 25 de setembro e que vai até 11 de outubro. Em Natal, inicialmente, foram analisadas apenas as condições e infraestrutura da Arena para sediar algumas partidas do mundial.

De acordo com o cronograma da FIFA, em novembro haverá uma nova rodada de inspeções, onde serão avaliados os centros de treinamento e a rede hoteleira nas cidades pré-selecionadas.

Além da capital potiguar (Arena das Dunas), outras cidades na disputa para sediar o mundial feminino incluem: Belém (Mangueirão), Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Mané Garrincha), Cuiabá (Arena Pantanal), Fortaleza (Castelão), Manaus (Arena da Amazônia), Porto Alegre (Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Fonte Nova) e São Paulo (Arena de São Paulo).

Além da infraestrutura, o aspecto econômico e a relação das cidades com o evento também serão analisados, assim como o potencial de difundir o futebol feminino.

“Parte do processo de avaliação envolve analisar os custos de sediar o torneio e as possíveis receitas geradas. Outro ponto é entender como as cidades usariam a Copa do Mundo Feminina da FIFA para gerar impacto positivo em suas comunidades, especialmente no incentivo à participação de meninas e mulheres no futebol”, explicou Rhiannon Martin, chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina da FIFA.