DOCES CONFEITEIRO POTIGUAR SE DESTACA NAS REDES SOCIAIS E AGORA BRILHA NA TV


Quando todos viviam um cenário incerto e de medo em 2020, durante a pandemia, Raabe Linhares deu o primeiro passo em direção ao seu sonho. O chef confeiteiro saiu do seu emprego e resolveu empreender para ter uma renda própria. Mesmo com as dificuldades, Raabe conseguiu se destacar, lançou sua marca e hoje faz sucesso nas redes sociais com suas produções e já participou de competições de nível nacional, como o Bake Off Brasil.

“O meu maior desafio em si foi porque eu comecei o negócio na pandemia. Não sabíamos da gravidade que ia chegar a Covid-19 e abrir um negócio em plena pandemia foi louco. Mas meu primeiro sucesso foi o ‘bolotone’, para as pessoas que não gostavam de panetone, então eu vendi para todas as regiões de Natal e consegui uma grana para construir uma cozinha melhor, que era outra dificuldade que eu tinha”, relatou o gastrônomo.

Raabe conta que a cozinha foi construída por ele e pela própria família, com ajuda de um amigo pedreiro, mas toda parte estrutural e elétrica foi feita pelo pai que já tinha conhecimento na área. Hoje em dia Raabe continua trabalhando na mesma cozinha que foi feita com ajuda de seus familiares.

Apesar da presença ativa nas redes sociais, o confeiteiro conta que nem sempre foi assim. “Em plena pandemia a gente não sabia quem era ou quem não era de procedência, então conquistar clientes através das redes sociais era muito difícil para mim porque eu não era uma pessoa comunicativa nas redes sociais, então foi muito complicado conquistar esse pessoal, mas aos poucos eu fui garantindo e aí fui criando produtos mais fáceis e mais vendáveis para poder construir essa linhagem”, explicou.

Para Raabe, as redes sociais tiveram 100% de eficácia para o sucesso do seu negócio. O confeiteiro conta que por ter aberto o empreendimento na pandemia, usar as plataformas era sua única vitrine e forma de se comunicar com o público.

“Eu errei muito, errei 22 vezes para acertar uma vez, então todas as vezes que eu errava eu postava no TikTok e viralizava, ficava com 130 mil visualizações, 83 mil visualizações, eu tenho vídeos assim, a galera sempre via e era bastante coisa, chegava a ganhar 4 mil seguidores em dois dias, então foram assim cruciais para o meu crescimento e a minha evolução”, disse.

Além de empreender, Raabe também é docente na área da confeitaria clássica e internacional. O confeiteiro ministra aulas sobre a confeitaria italiana, portuguesa, norte-americana e anglo-germânica. Ao mesmo tempo que tem sua especialidade, que são os bolos finalizados com cremes e os macarons, que de acordo com o chef são os produtos que mais vende.

Apesar de ser conhecido pelos doces, o chef também investe em outros produtos. “Não trabalho só no nicho de bolos e macarons, mas também faço pães artesanais, pães deliciosos com outros tipos de queijo, não me limito. Estou vendendo bastante agora depois do Bake Off”, contou.

Raabe conta que apesar de não ter muitos anos na confeitaria, tem desfrutado de bons momentos. “Eu sou novo no ramo, estou há seis anos, não tenho uma década ainda. Eu sei que o pouco que eu conquistei é um muito para muitas pessoas, mas a minha maior realização foi esse ano mesmo participar do maior reality de confeiteiros, porque é uma visualização nacional, o Bake Off Brasil não só nacional, como internacional, porque agora estamos na Max (HBO), então a gente está numa linha de streaming internacional, eu acho super legal”, disse.

O jovem comenta que a visibilidade que tem recebido é muito positiva, pois tem ajudado a abrir outras oportunidades e parcerias, tanto para o seu negócio como para ele enquanto figura pública, o que tem permitido a ele conquistar independência financeira e ser reconhecido em outros lugares.

Em relação aos planos para o futuro, Raabe conta que ainda não pretende abrir uma loja física para o Engordalizando, nome da sua marca, mas pretende aumentar o alcance. Além disso, o jovem confeiteiro quer lançar cursos onlines. “Viver um pouco mais, explorar esse lado online da internet, porque eu acho menos trabalhoso e menos… Os custos são altos, mas são menos altos do que eu investir em uma loja física”, completou.