ESPORTES NATAL RECEBE OS INSPETORES DA FIFA
Chegou a vez de Natal receber o grupo de inspetores da FIFA que vêm à capital potiguar nesta quarta-feira (9), para avaliar as condições da Arena das Dunas, bem como realizar uma avaliação das condições de transporte, aeroportos, infraestrutura técnica e aspectos como venda de ingressos e hospitalidade.
Após a experiência de 2014, quando a cidade foi uma das sedes do segundo mundial de futebol masculino realizado no território nacional, o clima é de inteira confiança, uma vez que a cidade deve receber uma nota alta em todos os quesitos, pelo fato de ter mantido e até melhorado a infraestrutura após a última vez que inspetores da Fifa estiveram realizando avaliações na cidade.
Eick Dias, diretor executivo da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, ressaltou que a expectativa é a melhor possível e se mostra bem otimista com a possibilidade de Natal conquistar uma das 10 vagas para sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027. “Nós temos uma das melhores arenas do país, com uma localização privilegiada, central, de fácil acesso e próximo aos principais polos de hotelaria e gastronomia da cidade, assim como de hospitais e shoppings”, destacou.
O dirigente acredita que as cidades nordestinas vão ser difíceis de serem batidas no processo de escolha, devido a boa infraestrutura e o abundante cenário de belezas naturais, questões que valem muito pontos no conceito da Federação Internacional de Futebol.
“Nossa rede hoteleira é uma das melhores do país e Natal e o litoral potiguar têm grandes atrativos turísticos, como as praias de Pipa, São Miguel do Gostoso, que estão entre os destinos mais procurados do Brasil, e os passeios pelas dunas de Genipabu, Lagoa de Jacumã e demais pontos turísticos”, reforçou o representante da FNF junto à comissão da Fifa. “Isso tudo aliado à qualidade e modernidade da Arena das Dunas, que faz dela um dos melhores estádios de futebol do país, nos deixa muito tranquilos quanto às chances de que Natal esteja entre uma das sedes da Copa de 2027”.
Responsável pelo palco dos jogos do Mundial, o diretor presidente do consórcio Arena das Dunas, Ricardo Ferreira, também mantém uma expectativa bastante positiva sobre a possibilidade do Rio Grande do Norte ser mantido na rota dos grandes eventos esportivos. Ele lembra que em comparação com aquilo que foi visto em 2014, quando a Arena das Dunas era um estádio recém-inaugurado, as condições do equipamento esportivo hoje estão até melhores.
“Estamos bastante entusiasmados e confiantes com a visita da FIFA. Temos certeza que a Arena possui hoje uma das melhores, mais modernas e tecnológicas instalações esportivas do Brasil, com plenas condições de atender a todos os requisitos técnicos exigidos pela FIFA. Tudo isso, somado às potencialidades econômicas da nossa cidade, com sua infraestrutura, com certeza nos fará o palco perfeito para receber as melhores jogadoras do mundo em 2027”, afirmou Ricardo Ferreira.
Os inspetores estão prestando bastante atenção, nas candidatas a sedes que já foram visitadas, em questões relativas à infraestrutura existente dos estádios, identificando as áreas que vão precisar ser aprimoradas ou modernizadas para atender os requisitos de organização da competição.
“O Brasil apresentou 12 opções muito boas e estamos felizes de possuir um processo de escolha tão competitivo, que determinará quais cidades e estádios sediarão a décima edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA. Não vemos a hora de trazer o torneio para a América do Sul pela primeira vez”, disse Rhiannon Martin, chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina da FIFA, que lidera a delegação.
O Governo do Estado, antecipou que seguindo o protocolo FIFA, qualquer manifestação só será feita no pós-visita dos inspetores. Além disso, ressalta estar empenhado e fará o que for possível para trazer jogos da Copa do Mundo Feminina para Natal.
Procurada pela reportagem da Tribuna do Norte, a Prefeitura do Natal não se pronunciou sobre o tema.