UM EM CADA QUATRO POTIGUARES PERDEU DINHEIRO EM GOLPES DIGITAIS NOS ÚLTIMOS 12 MESES, DIZ PESQUISA


Pelo menos 25% da população do estado já foi vítima desses golpes. O estado também é o único da região acima da média nacional, de 24%. Entre os estados nordestinos, com exceção do Rio Grande do Norte, todos registraram indicadores abaixo da média nacional, com destaque para Sergipe (19%), Piauí (18%) e Ceará (17%), que possuem a menor incidência de vítimas desses golpes.


No ranking geral, o Rio Grande do Norte é o quinto estado com maior recorrência desse tipo de golpe, junto com Amazonas, Pará e Minas Gerais. Lideram a lista, São Paulo, com 30%, seguido por Mato Grosso, com 28%.

De acordo com a pesquisa, o perfil das vítimas é semelhante às características socioeconômicas dos brasileiros. Por exemplo, 51% das vítimas têm renda familiar de até dois salários mínimos, na população brasileira o indicador é de 49%.

Na faixa etária, a maior incidência (27%) entre 16 a 29 anos é o mesmo percentual desse grupo na população em geral. Já as pessoas com 60 anos ou mais são 20% da população e 16% das vítimas desse tipo de golpe.

O coordenador da pesquisa e analista do DataSenado, José Henrique Varanda, comentou que o levantamento explana a dimensão desse tipo de crime no Brasil e pode ser eficiente como base para elaboração de propostas.

O que fazer se cair em um golpe?

Os golpes têm se tornado cada vez mais comuns e diversificados. Se você for vítima de algum tipo de golpe online, é preciso entender como deve proceder. Procurada pelo g1, a advogada especialista em direito digital, Esther Sales, deu orientações para minimizar os danos e proteger seus direitos. Confira:

1. Avise o banco e bloqueie as contas: Imediatamente informe seu banco ou operadora de cartão para bloquear transações e prevenir novas fraudes. A responsabilidade de garantir a segurança dos serviços prestados recai sobre essas instituições, conforme previsto no Marco Civil da Internet (MCI) e na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

2. Reúna provas: Guarde capturas de tela, e-mails e mensagens que comprovem a fraude.

3. Registre um boletim de ocorrência: Faça o boletim de ocorrência presencialmente em uma delegacia ou pela internet, para formalizar a denúncia.

4. Notifique plataformas envolvidas: Se o golpe ocorreu em e-commerce ou redes sociais, comunique a plataforma. A maioria delas possui procedimentos de segurança para lidar com fraudes, e podem auxiliar na resolução do problema, como o bloqueio de contas fraudulentas ou o estorno de valores. O Marco Civil da Internet também prevê a responsabilização de provedores e plataformas em caso de falhas na segurança dos serviços.

5. Reforce a segurança das contas: Troque as senhas de suas contas bancárias, e-mails e redes sociais, e ative a autenticação em dois fatores. É interessante que utilize senhas diferentes e evite salvá-las no bloco de notas do celular. Ao invés disso, prefira anotá-las em um papel.

6. Consulte um advogado: Se necessário, um advogado especializado em direito digital poderá auxiliá-lo a recuperar valores e obter indenizações pelos prejuízos sofridos.