PORTO-ILHA: ESCOAMENTO DE SAL CRESCE 56,9% EM ABRIL
O escoamento de sal pelo Porto-ilha de Areia Branca, no litoral Norte do RN, movimentou 376 mil toneladas em abril deste ano, um aumento de 56,9% em relação a abril de 2024, quando foram escoadas 239 mil toneladas do produto pelo mesmo terminal. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e incluem as saídas por movimentação de longo curso (navios) e operações por cabotagem e barcaças.
A agência também aponta que o terminal de Areia Branca apresentou o maior crescimento percentual de movimentação de cargas do Nordeste, com 436 mil toneladas em abril de 2025, 82,3% a mais que no mesmo mês do ano passado. O recorte em questão envolve, além do escoamento do sal, o transporte de carga de apoio.
Das 376 mil toneladas escoadas de sal em abril, 199.068 deixaram o terminal em operações de longo curso, enquanto 237.240 integraram operações por atracação de barcaça.
O terminal de Areia Branca foi arrendado ao Consórcio Intersal em 2022. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, esse é um dos fatores responsáveis pelo bom desempenho registrado. Aírton Torres, presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Sal do Estado do Rio Grande do Norte (Siesal-RN), explicou que o arrendamento à iniciativa privada permitiu maior eficiência ao equipamento, o que influencia no escoamento de sal. “Do ponto de vista operacional, o porto trabalha muito bem hoje em dia, sem passar por interrupções por falta de manutenção”, pontua.
Para Roberto Serquiz, presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern), os investimentos realizados pelo consórcio Intersal têm impulsionado a atividade salineira, resultando nos números do escoamento. “Esse crescimento impacta diretamente a economia estadual ao gerar aproximadamente 7 mil empregos diretos e indiretos e se aproximar de R$ 1,1 bilhão do PIB Industrial (em 2023), com injeção de R$ 220 milhões em massa salarial concentrada no Oeste Potiguar”, comenta Serquiz.
Outro aspecto que tem melhorado a operação, de acordo com Aírton Torres, do Siesal, são incentivos como o Programa de Estímulos ao Desenvolvimento Industrial (Proedi). “Diante disso, as condições para aumento de volume de escoamento estão criadas”, conta.
O Proedi concede descontos no ICMS para empresas que se instalam ou querem ampliar as próprias instalações em território potiguar. A isenção pode chegar a 95%, a depender de aspectos como o município onde a empresa está localizada, a quantidade de empregos diretos ofertada e o segmento ao qual pertence o empreendimento.
O programa foi implementado no final de 2019 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (Sedec). Alan Silveira, secretário da pasta, também atribuiu a alta no escoamento à política de incentivos do Estado. “O aumento dessa e de outras produções no Rio Grande do Norte se deve, em parte, ao Proedi, uma vez que as empresas salineiras entraram recentemente no programa”, diz o secretário.
Roberto Serquiz destaca que o Porto de Areia Branca, o principal polo de escoamento do sal potiguar, tem passado por uma diversificação de atividades, com estrutura que vai além das demandas da produção salineira e voltada ao apoio das futuras atividades eólicas offshore.
Para garantir a sustentabilidade e a competitividade do Porto, Serquiz defende uma colaboração entre o setor produtivo e o governo, que pode ser materializada por meio de investimentos contínuos de infraestrutura, como obras de dragagem, melhorias nos acessos terrestres e modernização dos terminais portuários.
“Além disso, parcerias público-privadas podem atrair novos recursos e ampliar a capacidade operacional do porto, junto com a adoção de tecnologias inovadoras para otimizar a gestão portuária e reduzir impactos ambientais, bem como a implementação de políticas voltadas à proteção ambiental e à transição energética”, aponta Roberto Serquiz.